sábado, 21 de agosto de 2010

Assédio, ou não?

As mulheres que usam transporte público certamente ja se viram em alguma situação de desconforto em relação aos homens que compartilham do mesmo espaço durante o trajeto percorrido.Vários são os relatos9inclusive meus)de engraçadinhos que se aproveitam do embalo do "busão" para se roçarem nas mulheres próximas.Alguns chegam até a soltar aquele sorrisinho sem vergonha.Ah!nessas horas eu tenho vontade de fazer o mal!rs
Na Indonésia já existem vagões próprios para mulheres, a iniciativa visa reduzir os casos de assédio sexual durante o transporte.Aqui no Brasil, no RJ também vigora uma lei que trata do assunto desde 2006.Nela, as concessionárias de metrôs e de trems devem reservar vagões exclusivos para mulheres durante o horário de maior movimento.Dessa forma, acreditam que ficaríamos mais protegidas desses espertinhos.mas parece que por lá, os homens não respeitam muito esses vagões, e o usam normalmente, sem que haja nenhuma fiscalização.

há quem argumente que vagões exclusivos ao sexo feminino não garante o fim do assédio, pois aqueles que desrespeitam as mulheres podem estar se concentrando em outros vagões, nos quais elas também viajam.Há mulheres que dizem viajar mais tranquilas nos vagões femininos, e outras que criticam a lei por não significar garantia de respeito.

E você aí, já sofreu com esse tipo de assédio?é a favor ou contra vagões exclusivos?

5 comentários:

  1. É muito triste não poder confiar.
    Algumas se sentem inferiorizadas, acham que o tratamento deveria ser igual, mas, infelizmente, o respeito está longe de ser unanimidade.

    ResponderExcluir
  2. Assedio existe em qualquer lugar.... na rua, enquanto tenta marcar entrevista, fazendo entrevista, andando de onibus, indo na academia, na festa superlotada. Até durante uma blitze, por deus, kkkkk... acho que é impossível controlar, por isso não sou a favor de vagões exclusivos.
    Até pq, quando ainda estava no colegio adorava voltar um pouco mais tarde da aula pq aí terminava também a aula da faculdade e tinhamos coisas para olhar! hauhahauahuah
    A solução? Dar um sorrisinho amarelo em resposta e ignorar!

    ResponderExcluir
  3. Então, assédio em ônibus, metrôs e afins é uma porcaria. E eu discordo da Ana, não acho que o sorriso amarelo e ignorar seja a solução. Por mais que esses não sejam os únicos ambientes em que o assédio exista. Nas grandes metrópoles, mesmo, há casos de homens que ejaculam nas mulheres nesses vagões apertados, e não tem como vc dar um sorriso, por mais que amarelo, pra isso. Sou, sim, a favor de vagões exclusivos. O que, infelizmente, não acaba com o problema. Mas ameniza - e muito - caso haja fiscalização. De qualquer forma, o ideal é educarmos nossos filhos para que, no futuro, eles sejam melhores que boa parte dos homens de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu odeio ser assediada em ônibus. Vocês já pegaram ônibus lotado em Londrina? Gente, é sério, é horrível. Os caras ficam se esfregando. Foda.
    Acho bacana a ideia do vagão separado, mas não sei se funcionaria, afinal, como disseram, assédio está em todos os locais...

    ResponderExcluir
  5. Pois é, separar talvez não seja a solução.

    Até hoje, mais que assédio, acumulei boas histórias nas minhas viagens de busão - algumas, inclusive, no mínimo estranhas, rsrs...

    Mas, circular lotado, é triste. Com homens ou sem.

    ResponderExcluir