terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Acidental. Ou não.


Estava dando uma fuçada em blogs e li, no 7X7, um artigo que achei interessante, da Letícia Sorg. Ela fala de um outro artigo, em inglês, publicado no jornal Los Angeles Times, onde a médica Valerie Ulene diz que as pessoas estão muito acostumadas a afirmar que tudo é acidente. E não é. Acidente é quando não se pode evitar, alega a médica. Então, afirmar que uma gravidez é acidental deveria ser uma situação rara, e não é. A falta de uso de preservativos, de outros métodos contraceptivos nos faz alegar, em caso de gravidez, que foi um acidente. Mas era possível ser evitado. Então não foi acidental.
Achei interessante. Porque a gente é irresponsável nesse ponto. Como se a gravidez fosse o pior dos problemas que o não uso de preservativos possa causar. E é incrível como a gente vive com a ideia de que isso não vai acontecer com a gente. E as maneiras anticoncepcionais são tantas que é praticamente impossível encontrar uma que não se encaixe com você.
Daqui pra frente é bom ficar atento. Porque acidentes acontecem, mas é mesmo um acidente?

4 comentários:

  1. E se você evita e mesmo assim engravida? Como por exemplo, quando se toma anticoncepcional e não usa preservativos. Em tese, não deveria haver gravidez. Então...ops, fiquei grávida. Acho que assim é acidental...

    ResponderExcluir
  2. Ela explica, no artigo, que a maior parte das mulheres não toma o anticoncepcional certinho, como deveria... aponta dados e tudo mais... então, a falha do anticoncepcional, quando é dele mesmo, é acidental. Mas é difícil, heim.

    ResponderExcluir
  3. poucos são realmente acidentes se for pensar por esse lado, mas se considerar que a maioria dos acidentes de trânsito também poderiam ser evitados se algumas precauções fossem tomadas, assim como os acidentes domésticos! Ora, nesse caso, seria mais fácil abolir a palavra acidente do que ficar vendo o que realmente é! Rsrs

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu não concordo. Acidente é o que não se pode evitar. Se você checou tudo, estava tudo ok, e mesmo assim sofreu um acidente de trânsito (desde que estivesse em velocidade moderada e sem embriaguez, tudo tudo tudo ok), daí é acidente. Assim como a médica diz no artigo que o filho dela quebrar algo na sala por chutar bola dentro de casa também não é acidente. Acidente seria se isso não tivesse sido possível ser evitado. Achei interessante a definição. Porque pra gente é tudo acidental.

    ResponderExcluir