quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Histeria feminina

A internet tem de tudo não é mesmo? Enquanto procurava dados da última safra de trigo, eis que o brilhante Google mostrou um tópico sobre as 10 práticas estranhas do passado. Entre elas, fazer sapatos com pele humana, lobotomias e testes de gravidez baseados em urina e sacas de trigo. Mas acalmem-se que o melhor ainda estava por vir. Sabe qual era o líder isolado da tabela? A histeria feminina, para vocês entenderem melhor o que era segue a explicação do site:

Em 1859, um médico chegou a dizer que um quarto de todas as mulheres sofria com histeria feminina. Outro médico catalogou 75 páginas de sintomas que caracterizavam a histeria feminina. De acordo com o documento, quase todos os males que o corpo humano sofre, independente do motivo, poderiam ser caracterizados como sintomas da doença. Acreditava-se que a “vida moderna” do século XIX fazia com que as moças fossem mais suscetíveis a desenvolver histeria.

Mas isso não é o problema, adivinhem o tratamento? Um pouco invasivo na minha opinião. Como a histeria era associada com insatisfação sexual, o médico fazia “massagens pélvicas” na moça até que elas passassem por “paroxismo histérico” – em outras palavras, o médico masturbava a paciente até que ela tivesse um orgasmo. E, estranhamente, eles diziam que apesar das pacientes não terem risco de morte, elas precisavam de tratamento constante. Ah, eles era pagos para isso.

Ainda segundo o site, em 1873, o primeiro vibrador foi inventado para propósitos médicos – eles eram apenas disponíveis para os médicos que os usavam e não para as moças insatisfeitas diretamente. Posteriormente, o aparelho se popularizou e as moças puderam comprar seus companheiros sem a “interferência médica”.

Segue um cartaz da maravilhosa técnica revolucionária...

3 comentários:

  1. hahaha... o cartaz é o melhor, com certeza. ps. mas eram espertinhos esses médicos... hahaha

    ResponderExcluir
  2. Médico e homem, o que vocês queriam?
    Ainda bem que o vibrador e outras técnicas relacionadas ao desempenho sexual feminino foram socializadas. Mas acredito que a pesquisa tem fundamento, uma vez que naquela época a maioria das mulheres desconheciam o prazer através do sexo. Era coisa imposta ou feita por fazer. Quem não ficaria estressada? Até porque o universo feminino era limitado à casa, marido e filhos. Deveria haver muita histeria! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus.
    Rindo alto aqui!

    Engraçado como a culpa se jogou sobre as mulheres e como os bonitões tiravam vantagem disso.

    Tô matando todas as barbas que eu vejo pela frente.

    ResponderExcluir