quinta-feira, 1 de julho de 2010

Preconceito!!!!

Todo mundo fala em preconceito, está na moda ultimamente não ser preconceituoso, aceitar as diferenças... Mas entre falar e fazer, a diferença é bem grande. Mudar uma forma de ver algo tem de ser interno e só acontece aos poucos.
Nunca entendi muito bem a aversão contra negros, gordos, homossexuais e qualquer um que seja diferente, mas nunca tinha pensado nestes como sendo do meu círculo. A cor da pele, com um pouco mais de melanina, como uma certa escritora deste blog tem preferência, passou a me atingir cedo. Tenho uma pessoa em minha família que é bem moreno e apesar de ser alto, forte e lindo (puxa saco eu né!?!), na escola, quando era criança, ele passou por alguns pequenos probleminhas. Imagino que por isso desde cedo não consigo entender esse tipo de preconceito. Separei as características dos motivos pelos quais gosto de alguém. Mas até deixar alguém se aproximar o suficiente para eu aprender a gostar, acho que cometi deslizes preconceituosos, até por não saber me portar.
Tinha um amigo na faculdade que todo mundo dizia que era homossexual, mas como sempre, eu imaginava que não, por mais sinais que a pessoa tenha dado! Ok, ele podia pensar que eu já sabia, mas eu tinha certeza que era só maldade dos outros. Até que ele me contou que tinha terminado com seu namorado. Não sei, não conseguia associar o que ele estava dizendo.Era um problema interno. Quando vi ele e o novo namorado parece que tudo se encaixou, estava certo, os dois juntos. Ele não combinava mesmo com nenhuma menina que eu conhecia. E nem por um instante parei de gostar dele por isso.

Com o tempo eu entendi. Não gosto de informação demais sobre a vida pessoal de ninguém. Quando é demais hoje eu falo: OK, Amo meus amigos, mas muita informação!!
Outro dia discutíamos outros tipos de preconceitos e lembrei de um bobo, mas real. Quando acertei o resultado do bolão do jogo do Brasil contra 8 homens, todos disseram que era injusto eu, mulher, ganhar deles. No outro jogo, um deles ganhou e ninguém disse nada!!
Quando a colunista social do jornal sai de férias, adivinha quem eles colocam no lugar? Eu, pelo simples fato de ser mulher, apesar de ser bem anti social, na realidade.
Mas é isso, preconceitos não são tão facilmente quebrados como pode parecer, mas eles se quebram!!

7 comentários:

  1. é preconceito é barra.
    eu ja sofri muito por ser baixinha, sempre quis jogar basquete mais ninguém me chamava! hahahahahahaha
    Brincadeira...
    o próprio nome ja diz, pre conceito, um conceito que formamos antes de conhecer realmente algo ou alguém.
    Não podemos confundir o preconceito com o racismo.

    ResponderExcluir
  2. Passei por uma situação muito parecida com a sua, Ana. Levei um choque, o suficiente apenas para eu gostar ainda mais da pessoa que abriu esse "segredo" pra mim.

    Mas nem todos os alvos de preconceitos são reservados e cada um tem o seu, basta procurar. Respeito continua sendo uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  3. Ana, preconceito é engraçado. Eu já sofri na Bahia por ser branca e da PRF do Paraná por ser morena demais. Mas o pior foi por estar acima do peso. É foda quando é com a gente, então temos que respeitar quando é com os outros...
    Por mais que eu não concorde, eu respeito. E ponto.

    ResponderExcluir
  4. Existe sim. Mas tem sido bem menor, sabe? Eu fico bem fulo com pessoas que não me conhecem e querem me atirar pedras. Mas tenho compreendido que preconceito de outrem não move em nada a minha vida. Sigo feliz. Hoje me debruço sobre a minha identidade gay com felicidade. Não gostou? Tem quem goste... ah se tem...

    ResponderExcluir
  5. Umas gordurinhas que saltam, a altura que é demais ou menos, os olhos que parecem que estão saindo para fora, o osso que aparece por ser tão magro, o pé que é torto, a perna que manca. Faltam membros? Falta sexo? Falta melanina. Excesso. Preconceito para quê?
    Olhando bem, de perto ninguém é normal. Todo mundo é apenas mais um, humano.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, matou a pau Aninha!

    Ótimo texto, ótimo tema =)

    ResponderExcluir