sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mulheres no poder

"O Brasil que elegeu um sociólogo, que elegeu um metalúrgico, pode continuar ousando e eleger a primeira mulher presidente da República." (Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, em discurso nessa semana)



Com a campanha eleitoral disputada por duas mulheres (e uma delas com uma chance forte de ser a nova presidente do País) temos, pela primeira vez, a oportunidade de imaginar como seria o Brasil nas mãos de uma governante. Mesmo que haja quem acredite, como Guilherme Fiuza, de Época, que apenas Marina represente, realmente, uma mulher no poder.
Mulher é boa de organização, isso todo mundo já sabe. Administram a casa, os filhos, o marido, a carreira... Tudo. E geralmente de maneira impecável. Também pela primeira vez, o País sedia a Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe. A conferência, que acontece em Brasília, termina hoje. O tema central é justamente o papel do Estado, ou das mulheres nele: "Desenvolvimento Econômico das Mulheres depois de 1995 e nas Conferências Regionais”. São 53 países envolvidos.
Isso dá, de alguma maneira, um parecer primário sobre as mulheres e o poder. Já tem até site específico para o assunto! Com o slogan 'Eu assumo esse compromisso!' O site é muito interessante e lança pergutas como 'você já pensou qual o papel da mulher na sociedade brasileira' e faz, sim, pensar a respeito.
Entretanto, pesquisas mostram, como a Larissa nos mostrou há algumas postagens, que boa parte das mulheres não confia seu voto em uma... mulher!
Por que isso, se nós sabemos tão bem que ninguém melhor que uma mulher para por ordem nas coisas? E vocês, o que pensam?

Obs. Em tempo, tanto Dilma quanto Marina estão usando argumentos feministas para tentar vencer nas eleições. Mas será que temos que votar nelas por que são mulheres? Não, creio que elas têm muito mais a oferecer. Assim como não temos que deixar de votar em alguém, por exemplo, só porque é mulher.

5 comentários:

  1. Eu acho que seria interessante uma mulher no poder, mais de todo modo devemos saber escolher nossos representantes seja uma mulher ou homem!!
    E que seja eleito o melhor!

    ResponderExcluir
  2. Olha..não escondo de ninguém a minha rejeição a Dilma.Concordo com o Guilherme Fiuza.Estou na torcida pela Marina..mas entre o Serra e a Dilma, ainda fico com a Dilma.Confuso!rs

    Acho que agora é a hora de termos uma mulher governando.

    ResponderExcluir
  3. Mulheres são o que há.
    Vamos lá, Marina e Dilma na cabeça. O Serra já era. rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Então, eu sou do contra... não gosto da Dilma, e a Marina para mim, não tem a menor chance..

    Voto no Serra, não por ser homem, mas pelo que representa e defende. Uma vez me disseram que todos deviam defender uma bandeira, escolhi a minha. Fui influenciada pelos meus pais desde sempre, mas hoje digo que escolho por vontade própria.

    E meu voto, seja a Dilma, ou fosse outro homem, com sua história e o partido que representa, é do Serra.

    Ps: Sei que ele não é perfeito, mas o menos ruim, para mim!

    ResponderExcluir
  5. Não julgaria um candidato ou definiria meu voto pautada no sexismo. Claro que a ideia de ter uma mulher no poder é interessante, mas não acho bom que elas usem o argumento do feminismo para conseguir votos. Aparentam não ter mais que isso para oferecer.

    Até que me convença do contrário, voto em uma mulher, pela competência e pela ideologia.

    ResponderExcluir