quinta-feira, 15 de julho de 2010

Declarações de amor


O mundo inteiro viu. O goleiro e capitão da seleção espanhola, Iker Casillas, beijou a namorada, a repórter Sara Carbonero, em rede mundial, após a vitória de 1x0 sobre a Holanda. A alegria do goleiro era tamanha que não deu para esperar a câmera desligar. Então, o carinho à namorada foi dado ali mesmo, na frente de todo o mundo, literalmente.
Demonstrações de amor em público são comuns entre os famosos. A de Casillas foi até bonita. Tratava-se de um momento muito importante, tanto para ele enquanto jogador quanto para seu país, que ganhava pela primeira vez um título na Copa. Além do que, havia a relação entre ele e Sara. A imprensa culpou a namorada de Casillas pela derrota da Espanha para a Suíça, logo no primeiro jogo. Então, a demonstração de carinho foi espontânea, talvez um misto de alívio com extrema e intensa felicidade. Nessas horas, o coração é quem manda. Por que impedí-lo? De vez em quando quebrar o protocolo faz parte. Eu acho.
Entretanto, há casos em que o protocolo nunca deveria ser quebrado. Sabe aquelas situações em que a declaração de amor em público se torna vergonha alheia? Que você olha e pensa: se tivesse um buraco, eu me enterraria. O Tom Cruise fez uma dessas, em 2005, no início do namoro com sua atual mulher, Katie Holmes.
No programa de Oprah Winfrey, um dos mais assistidos nos E.U.A., o ator pula que nem macaco e ri sem parar. Oprah pergunta o que acontece com ele e ele diz: “Estou apaixonado”. E a plateia grita. E ele pula novamente. E o povo grita o nome de Katie. E ele pula, de novo. Um pouco mais de gritaria e pulos, sucessivamente. A apresentadora ri. Cena patética.
Não lembro de nada próximo a Tom Cruise aqui no Brasil. Celebridades brasileiras preferem tatuagens. Marcam seus corpos com frases ou nomes de amores efêmeros. Tão efêmeros que não duram nem seis meses, como foi o caso da atriz Joana Balauger. Ela tatuou um B, de Bruno Gagliasso, abaixo da nuca. O namoro não durou nem dois meses. Débora Secco, Ronaldinho e outros também fizeram o mesmo.
No nosso mundo, mais modesto e sem tantos holofotes que os deles, também existem declarações de amor em público exacerbadas. O orkut é um exemplo típico, onde casais trocam juras de amor. Expõem seus relacionamentos, publicam os apelidos carinhosos, fotos que mostram demais. Essa coisa de mostrar o que se sentem em redes sociais se tornou até cobrança. Se o seu parceiro ou melhor amigo não lhe deixa recados fofos ou depoimentos melosos, eles podem não gostar de você ou não gostam tanto como você deseja. É o que dizem por aí, os viciados nas mídias sociais.
Não sou muito de esconder o que sinto. Se tenho vontade vou lá e falo, até deixo recados e escrevo textos que denunciam meus sentimentos, mas nada em demasiado. Gosto de discrição, até porque os melhores elogios ou declarações são feitos escondidos, ao pé do ouvido, num abraço apertado ou em dedicatórias assinadas. E vocês, o que pensam a respeito? Os poetas afirmam que o amor deixa a gente mais bobo, piegas. Mas, é preciso tanto?

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É, eu acho que tudo tem seu momento.
    Acho lindo alguem demonstrar o amor que sente por outra pessoa.
    Eu tenho um sério problema com isso, não sei demonstrar meu amor. Fui muito cobrada por isso, mais é meu jeito. Se estou com alguém não tenho que ficar toda hora falando o quanto gosto dela. O simples fato de eu estar com a pessoa mostra o que eu sinto.
    Mais nem todo mundo pensa assim.
    Prefiro as declarações pessoais e sem publico.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o amor nos deixa bobos sim.... mas sempre há um limite entre demonstrar e exagerar....

    Porém acho que há algum momento em que todos exageramos... com ou sem público... faz parte de ser humano...

    ResponderExcluir
  4. Lari, eu penso que tudo que é exagerado peca. Justamente no exagero. E acho que muita gente usa os romances pra se manter na mídia. Não é sempre, mas você fazer uma tatuagem com o nome do 'amor' e depois ter que apagar te rendem umas semaninhas, né... pelo menos na Tititi...
    Acho, também, um pouco ultrapassado, com a liberdade de hoje, termos que ficar provando o tempo todo nossa afeição...
    Mas tem quem goste, né...

    ResponderExcluir
  5. Ô Lari, foi só um beijo! E cá pra nós, com uma "reportera" daquela, até eu...

    ResponderExcluir
  6. Ah. Mas eu gostei do beijo. Achei lindo.
    Com um goleiro daquele...hahaha.

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou muito ligada nas declarações das celebridades, mas tenho horror àqueles carros de som que fazem homenagem! Meu Deus, fico imaginando que a pessoa chora é de vergonha e não de emoção quando recebe um presente daquele. Esse post me lembrou daqueles quadros que existiam nos programas de domingo antigamente em que as pessoas faziam loucuras com o apoio da TV para se declararem... ui ui... que horror! hahaha

    ResponderExcluir
  8. Então.. eu tenho um sério problema em demonstrar as coisas. Sempre!
    Acho até legal com os outros, mas comigo é um problema sério. Até pq perde todo o romantismo quando eu fico até com as orelhas vermelhas, rs!
    Também achei bonito o beijo, mas isso não é loucura, e não foi para o mundo saber que ele gosta dela, foi pq naquele momento, era a única coisa que ele queria fazer! E isso é o que vale, que querer ficar com a outra pessoa seja a coisa mais importante na relação..

    ResponderExcluir
  9. Achei que a reação dela foi muito sem sal. Meu, era campeão e era o goleirão.

    Jogasse o microfone pra cima e retribuísse o beijo, haha.

    Mas, vamos lá, se um dia algum doido me mandar uma daquelas mensagens ao vivo, juro, infarto. Tem de ter decência pra não fazer essas coisas, rsrs

    ResponderExcluir