domingo, 23 de maio de 2010

Pesquisa mostra que homens mentem mais do que mulheres

Uma pesquisa encomendada pelo Museu da Ciência, em Londres, que analisou depoimentos de três mil britânicos, concluiu que os homens têm maior propensão a dizer mentiras e sentem-se menos culpados em mentir do que as mulheres. O estudo indicou que cada homem britânico mente em média três vezes por dia, o que equivale a 1.092 mentiras por ano. Já as mulheres parecem mais honestas: em média mentem duas vezes por dia, ou 728 vezes por ano.
A pesquisa foi encomendada pelo Museu da Ciência, em Londres, para marcar a inauguração de uma nova galeria.
Perguntados sobre o tipo de mentira que contam com mais frequência, os homens entrevistados disseram que a mais comum é dizer que não beberam muito. Entre as mulheres, a mentira mais comum é a clássica "está tudo bem", usada com frequência para esconder seus sentimentos.
Segundo os depoimentos, a pessoa a quem o britânico tende a contar mais mentiras é sua própria mãe.
Um quarto dos homens (25%) admitiu ter mentido para a mãe, em contraste com apenas um quinto (20%) das mulheres
Existe uma mentira aceitável? A maioria, 82%, acha que sim. Por exemplo, mentir para proteger alguém é perfeitamente aceitável para 71% dos entrevistados. E 57% disseram que mentiriam a respeito de um presente de que não gostaram para não ofender quem lhes ofereceu a prenda.

E você? Como reage em relação à mentira e aos mentirosos?

4 comentários:

  1. Bom, duvido que alguém passe por essa existência sem dizer uma única mentirinha. Eu as evito, sempre que possível, mas minto, sim, às vezes. E, assim como os entrevistados, também acredito que algumas sejam aceitáveis. Eu jamais diria que não gostei de um presente para a pessoa que me deu, assim como volta e meia digo que tá tudo bem porque não quero contar, pelo menos naquele momento ou para aquela pessoa, que não, não estou nada legal.
    Mas as mentiras aceitáveis são poucas e não fazem mal. Se começa a causar algum incômodo, aí já é melhor a verdade. Sempre.

    ResponderExcluir
  2. Então... pequenas mentiras, acho que todo mundo conta. Sou favorável a algumas, mas não sei bem ao certo o limite!

    ResponderExcluir
  3. Não é chato dizer, para a pessoa que espera um "tudo bem", um "não, está tudo horrível, caótico e blá blá"?
    Ou então dizer que não gostou do presente para a pessoa que o deu? Acho que isso é aceitável, assim, com a cara meio de lado. O resto é triste, mas, mais triste ainda é quando vc não consegue e se afoga no meio da mentira - não é, Paulinha? Haha...

    Não sei, Wal. Acho que às vezes vale o Cazuza: "mentiras sinceras me interessam", hehe

    ResponderExcluir
  4. A falta de culpa depois de uma mentira diz mais sobre a pessoa, nénão?!
    Todo mundo mente. Eles sentem menos culpa? Se sentem, mentem duas vezes.

    ResponderExcluir