sexta-feira, 28 de maio de 2010

Pare de reclamar.


Cansa sempre ter algo pra reclamar. Reclamar pra mim mesma cansa e me faz me sentir tão estúpida quanto contar todas as minhas angústias, continuamente, para um mesmo amigo. Cansa escutar reclamação alheia e pra isso existe o verbo fingir. -Oi, tudo bem? -Tudo e você?. Não, não tá tudo bem. Mas é convenção e você não diz, logo na primeira frase da conversa, que está triste. Fingir que a felicidade é contínua ou se acostumar a viver assim, parece ser a saída. O comodismo incomoda. Incomoda também a dessincronização de planos e objetivos entre duas pessoas. Isso também cansa. Tentar ajustar as vontades, tentar fazer alguém gostar mais de você, tentar mudar de foco, tentar outro amor, tentar novas amizades.
A impressão é que a gente passa a vida na tentativa.

E como para tudo existe um “mas”...
mas somente desta maneira aprendemos a enxergar o que existe além do nosso campo de visão.
mas podemos, através das reclamações de outrem, perceber que nossos problemas são pequenos.
mas nos engrandecemos escutando, ainda que mil vezes, a mesma reclamação. E enxergamos com mais clareza nossos próprios defeitos.
mas, falando em defeitos, amenizamos os nossos quando incomodados pelos dos outros.

O clima, a chuva, o salário, a tendinite, o frio, o calor seguido do frio, a espera, o molho na camisa, a música ruim, o pé na bunda, o trânsito, a falta de tempero, a fila, o caixa eletrônico, o governo... valem o tempo da reclamação?!

Eu reclamo. Muito.
Alguém tem mais alguns “mas” pra me emprestar? Pare de reclamar!

4 comentários:

  1. Eu reclamo muito também. Logo eu paro e penso: "Poderia ser pior", me conforta. Então eu paro de reclamar, mas... começava tudo de novo. É um vício.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha alguns, Maju, MAS você acabou com eles... rsrs
    Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Mas acontece que hoje é segunda-feira e eu tô de ressaca. Vou somar isso aos seus "mas", rsrs.

    Parei de reclamar!

    ResponderExcluir
  4. Reclamar nem faz bem... Não mudamos mesmo nada reclamando... Ou melhor, só reclamando... Humanamente acabamos desabafando quando reclamamos... Se tivermos o cuidado de não fazer em demasia, então beleza... Reclamemos fazendo bem... =)

    ResponderExcluir