segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mulher. E indecisa.



Não, não sou apenas eu. A Unilever já confirmou em pesquisa, inclusive, antes da sua campanha do Axe. O estudo foi feito em dez capitais brasileiras, inclusive em Curitiba. E revela que as mulheres são, sim, indecisas.
36% das mulheres, afirma a Unilever, culpam suas mudanças de humor repentinas pela suas dificuldades em transmitir o que realmente querem. É por isso que, de uma hora para a outra, mudam a preferência. São infinitas as razões que mudam o humor feminino repentinamente. Foram entrevistadas 882 mulheres e a pesquisa objetivava decifrar os anseios e preferências femininos. (Veja aqui a campanha que utilizou o resultado da pesquisa.)
Das conclusões, três se destacam:
- Brasileiras mudam de ideia o tempo todo
- Adaptam-se melhor às mudanças
- Têm facilidade para conversar sobre diferentes assuntos
Há quem acredite, inclusive, que a indecisão da mulher também seja causada por serem mais detalhistas na hora da escolha. Fazemos diversas análises antes de qualquer decisão. É possível verificar isso na hora das compras: quem nunca ficou em duvida entre um scarpin lindíssimo e aquela bota dos sonhos? Aí também entra a insegurança e a necessidade de ter - e dar - palpite.
Talvez por essa nossa inconstância que os homens acreditem que seja tão difícil nos entender. Porque, às vezes, nós mesmas não conseguimos.
E isso não acontece apenas em questões simples, como compra de um sapato, por exemplo. O Portal G1 veiculou uma reportagem que afirma que as mulheres também estão indecisas, até o momento, na escolha por um dos presidenciáveis. O levantamento do G1 é do Ibope e tudo indica que a maneira como Dilma e Serra se apresentarem nas propagandas e nos debates que vá fazer com que o público feminino decida - ou não - em quem votar.
Por outro lado, essa indecisão feminina, quando o assunto é relacionamentos, também se dá pelo fato de que as mulheres não se contentam, no geral, com pouca coisa ou com mesmice. Ao contrário do que afirma outra pesquisa sobre os homens. A antropóloga Mirian Goldenberg mostrou que os homens se acomodam na relação e não têm coragem de por um fim em tudo. Tanto isso é verdade que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% das separações litigiosas são iniciativa das mulheres. Mesmo assim, como dizia Oscar Wilde, "As mulheres não sabem o que querem e não dão descanso, enquanto não recebem aquilo que querem". Assim, nós gostamos, está comprovado cientificamente, de sofrer e demoramos para superar um fim, enquanto eles superam mais rápido e tomam novamente seu rumo.
E você, muda muito de opinião? Vive sem saber que rumo tomar, como eu? Ficou interessado na pesquisa? Veja mais aqui.

7 comentários:

  1. Noossa Paula, eu mudo muito de opinião em tudo.
    Em um dia penso que jamais faria, em outro eu penso que talvez.De manhã acho que escolhi a roupa certa, ao fim do dia não acredito que pude sair com aquele modelito!
    Acho que todas nós somos assim!

    ResponderExcluir
  2. Eu me considero flexivel. Sou indecisa mas é com pecuinhas escolher roupas principalmente. Já com meus principios e os valores que acredito não costumo mudar com frequência e é muito dificil e raro alguem conseguir me convencer do contrario.

    Interessante esse post a parte que sofremos muito mais com o fim da relação concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  3. A indecisão faz parte do meu café da manhã, do meu almoço e janta. rsrsrs
    Ás vezes até tento ser mais precisa, na maior parte do tempo acredito que até seja. Mas tem horas que a dúvida impera em mim.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma pessoa muito indecisa =x principalmente no quisito 'roupas'. Mas sobre minhas crenças dificilmente mudo de opinião. ...
    gostei do post :)

    ResponderExcluir
  5. A propaganda da Axe foi inspirada em vc, Paulinha. Eu sou indecisa desde o que como até o que visto, em todas as suas nuances, mas não sou como você (ainda bem!), haha, mas por isso mesmo sempre tenho uma moeda no bolso.
    Sabe como é, o cara e coroa ainda é um método infalível, rsrs...

    ResponderExcluir
  6. Ah! Deixa eu rasgar uma seda também: gostei do texto e do tema. Pertinente, muito pertinente.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Ai, senhor!

    Depois dos meus últimos meses, eu duvido que eu seja mais indecisa que qualquer homem.

    Mas isso não se aplica à escolha de roupas. Ou não.

    :D

    ResponderExcluir