terça-feira, 23 de março de 2010

Por que as mulheres choram em casamentos?

Fiquei encucada com o assunto. Ainda mais porque, dos seis comentários no meu post anterior, 3 eram mulheres afirmando que, sim, choram em casamentos. Duas garantiram que não e uma disse que às vezes. Então, por que as mulheres choram e se emocionam tanto em casamentos?
"Um dos desejos primários da mulher é a maternidade", comenta Pedro Paulo Rodrigues Cardoso de Melo, psicólogo. "O homem é muito mais macho do que pai. A mulher é muito mais mãe do que fêmea", continua. E daí? Não é preciso casar para ter filhos.
Calma, moçoilas. O psicólogo ainda não terminou. "A mulher tem esse sentimento de maternidade inerente e o casamento representa isso. Então mexe com ela", garante.
Para exemplificar melhor, Pedro Paulo compara o desejo do matrimônio e da gestação ao medo que o homem tem de ficar sexualmente inativo. "Porque o sentimento de masculinidade do homem está refletido na virilidade do homem", aponta. Para o psicólogo, esse é o motivo de os homens falarem tanto de sexo. Já as mulheres, não, reflete.
O que explica muitas mulheres não se sentirem emocionadas tanto quanto antes é a revolução dos sexos. As mulheres deixaram de lado o desejo primeiro de manter uma família. Agora querem mais. Muito mais. E, com isso, teve que amadurecer seus sentimentos e emoções. Isso, talvez, as tenha tornado menos suscetíveis às manifestações emotivas a que causam os casamentos.
E você, concorda com isso? Acredita mesmo que o matrimônio represente a maternidade? E os homens, só pensam em sexo? No que pensam as mulheres?

9 comentários:

  1. Eu acho que ainda vivemos num período de transição entre o "novo" e o "conservado"... muitas famílias (inclusive a minha) são conservadoras... o que faz a gente agir como uma nova cultura.... e ainda assim ter na mente a conservada... querer estabilidade, casar, ter filhos etc...

    ResponderExcluir
  2. Aiai, Paulinha, não estou no padrão. Fui uma das que disseram não se emocionar em casamentos. Não me emociono, mesmo. Não choro, não consigo achar lindo e acho graça em tudo. Sério. Deve ser um porre ficar recebendo cumprimentos à noite toda, fazendo aquelas poses para a fotos, aquela tranqueira toda... Mas acho que é por isso que eu encaro mais como um teatro social, o que, de fato, é o que me parecem as cerimônias de casamento.
    Que a união representa a formação de uma família, disso não tenho dúvida. Isso eu acho lindo: ver os noivos saindo de mãos dadas depois da festa e de toda aquela palhaçada. Mas, aiai, eu quero casar...

    Não na igreja, não de vestido bolo de noiva, não com um monte de formalidades, mas quero. Não tanto quanto eu quero ter uma família minha, mas quero. Porque, para mim, maternidade está sim aliada ao matrimônio (o fato de eu ser mãe fora do pacote completo jamais esteve nos meus planos, mas, sabe como é, aconteceu)e eu ainda quero ter outros filhos, um marido e jantares feitos por mim depois do dia de trabalho (viva a rotina!).

    Mas eu quero mesmo é saber o que leva um homem a pedir uma mulher em casamento quando todos os homens dizem que isso só leva à forca. Ah, se quero!

    ResponderExcluir
  3. Então, eu fui uma das que disse que chora :P
    Mas eu não associo casamento à maternidade, até porque eu quero casar e não quero ter filhos. Eu eu acho que choro em casamento pela união mesmo, acho bonito uma pessoa se entregar a outra, acreditando que será para sempre. Eu quero alguém para dumir junto, fazer cafuné...como a Graci disse, chegar em casa e fazer o jantar. No meu caso, para dois! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Bom, preciso admitir que eu choro em casamentos. Mas o último foi demais! Eu soluçava até na festa. Tinha meus motivos, eu sei. E quero muito casar. Diferente da Graci e da Lari, não necessariamente para fazer janta a dois depois do trabalho, mas quero muito a festa. A cerimônia. O sim.
    E quero ter filhos, apesar de não necessariamente associar o casamento a eles. Mas quero que venham com um casamento. Um bom casamento, de preferência (não, não procuro um marido rico. Dinheiro não é o mais importante. Ao menos pra mim.)

    ResponderExcluir
  5. Então, eu não choro... mas não sou muito de chorar!! Gosto de casamentos sim, do pacote completo. Mas não penso em casar, ainda quero muita coisa antes disso!!
    Ah, uma vez vi em um filme a protagonista dizer que o que mais gosta em casamentos é a cara de amor do noivo enquanto ve a pessoa que escolheu entrar na igreja. Acho que concordo com ela, é o mais emocionante!!

    ResponderExcluir
  6. Eu choro com dó da coitada que casou, que querendo ela ou não terá que viver em função do marido, filhos etc. Eu sou uma solteira convicta!
    Não ao casamento!!!
    hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Huahuahauahau...

    E dá-lhe a Mari!

    Isso é que é mulher moderna, sô!

    ResponderExcluir
  8. Paulinha pautando Marcelo Rubens Paiva, do Estadão: http://blogs.estadao.com.br/marcelo-rubens-paiva/

    O assunto tá rendendo...

    ResponderExcluir
  9. hahahaha o tipo dessa Mariana!
    adicionei o fator maternidade nas minhas razões.

    felizes para sempre e maternidade estão no meu top list.

    ResponderExcluir