quinta-feira, 25 de março de 2010

A culpa é das princesas??


Adoro filmes... sem uma preferência clara por algum tipo. Desde filme de suspense a filmes bobinhos de sessão da tarde! No último feriado, parei para assistir sessão da tarde. Estava passando Mulan. Assistindo aquele filme, lembrei de um artigo que li uma vez criticando as princesas da Disney, pois iam contra os princípios feministas e mexiam com a cabeça das crianças.

O filme me fez analisar duas vertentes. Primeira, adoram colocar a culpa na mídia. Não estou defendendo apenas porque vivo nesse meio. Mas é que é mais fácil jogar em uma instituição amorfa a responsabilidade pelos atos de cada um. Aqui, até o aumento dos casos de dengue um vereador colocou que era em parte responsabilidade da imprensa. Quantos filmes violentos, você leitor já assistiu? Agora pergunto, já saiu atirando em alguém por 'influência' da mídia? Aposto que não. O cinema, acredito ter sido extremamente injustiçado nessa questão. É nesse ponto que entram as princesinhas da Disney.

O artigo: A Disneyzação da Cultura Infantil, de Henri Giroux, debate o poder que a empresa possui. Segundo o autor, contos como a Bela Adormecida são exemplos de representação da mulher submissa, cujo único objetivo é esperar passivamente o príncipe encantado. Gente, eu cresci com esses filmes, e não acredito que seja passiva, muito menos submissa, em qualquer tipo de relacionamento. Pessoal ou profissional. Cada filme reflete a sua época. Não lembro quem era o autor da frase que dizia que jamais uma análise do próprio tempo será isenta, pois o pesquisador está intimamente relacionado com o objeto de estudo. Vocês assistiram 'E O Vento Levou'? Scarlet O'hara era extremamente avançada para sua época, chegava ao 'absurdo' de recusar um pretendente. Hoje, quão moderna ela é? Assim acontece com as princesas da Disney.
Voltando a Mulan, um desenho mais atual, hoje a mulher é outra. Isso se reflete no que é produzido. Mulan vai para a guerra, enfrenta seus pais e o preconceito de um país para salvar seu pai. Isso seria viável para a época em que Branca de Neve foi feito? E assim, encerro meu segundo ponto. A culpa não é da mídia, esta é apenas um reflexo da sociedade. Concorda ou não??

4 comentários:

  1. A culpa sempre é da mídia.
    Tem inclusive um livro com o título: A culpa é da imprensa.
    Mas, nem tudo é culpa dela. Eu acredito que ela influencia e exerce um poder muito grande sim sobre as pessoas. Agora, essa coisa de desenhos com imagens subliminares, incentivando ou não a submissão, o feminismo, o homossexualimo. Nisso eu não acredito. Eu lembro do Rei Leão, quando falavam que no desenho havia várias coisas que levavam ao homossexualismo...Sei lá.
    Eu acho que muito mais culpa que filmes, revistas e afins são os exemplos que se tem em casa e na rua, como família, professores, amigos. E mesmo assim, casa pessoa é o que é. Acho que cada pessoa já nasce com um pouco de si..daí ela conhece o mundo e vai aprimorando ou não esse ser que existe. :P

    ResponderExcluir
  2. Ana, eu não desconsidero o fato de que um filme, possa, sim, influenciar em decisões, como sair por aí atirando. Mas acredito que, para isso, a pessoa já tenha que estar alterada. Ou ter algum tipo de problema, sei lá.
    Também acredito no poder de mensagens subliminares, principalmente no que diz respeito ao consumismo.
    Mas também concordo que é muito mais fácil colocar a culpa na imprensa. É muito mais fácil falar que não erramos na criação de nossos filhos e que essas novelas fazem com que se tornem o que se tornaram. É um eufemismo para nossas consciências.
    E, finalmente, concordo que a mídia seja um retrato da sociedade. Que a ajude a moldar-se, sim, mas que reflete o que somos.
    Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  3. Isso só me faz pensar que se a mídia é tão vil, poderosa e culpada, os Nardoni se quer iriam a julgamento.

    ResponderExcluir
  4. Sabe Ana, eu nunca me identifiquei com as princesas ;)

    Adorei o texto, nos faz pensar!

    ResponderExcluir