terça-feira, 22 de junho de 2010

Paixão de Salto Alto


Antes do início da copa, foi colocado um post criticando uma matéria explicando o ‘universo do futebol’ para as mulheres. Ok, a matéria era extremamente exagerada e usava todo e qualquer tipo de estereótipo possível, mas confesso que não sei muita coisa sobre o esporte não. Não sou boa jogando qualquer tipo de esporte e só acompanho futebol de quatro em quatro anos. Mas entendo o sentimento de torcer por um time, já torci por um da região e cheguei a acompanhar pelo rádio a transmissão do jogo pois não passaria em nenhum canal.
Só que isso, acredito que seja identificação e não paixão pelo esporte. Era o time de Campo Mourão destacando a cidade para o estado, o centro de treinamento era ao lado do colégio em que estudava, ficávamos vendo eles treinarem durante o intervalo. Pena que o time me decepcionou, se vendeu para outra cidade, nunca mais ganhou nada e eu nunca mais torci para ninguém.
Só que decepções a parte, é impossível generalizar dizendo que mulher não entende ou não gosta de futebol. Para mostrar isso, a diretora do jornal que trabalho, que se diz torcedora fanática de jogos de futebol sugeriu que eu encontrasse mulheres que gostavam e entendiam do assunto. Eu achei, três na verdade.
Duas delas acompanhavam o marido aos jogos e disso, viraram torcedoras e depois integraram o trio de arbitragem. Ensinando para muito torcedor que elas tem o seu lugar no mundo esportivo. Deixando em casa filhos pequenos e marido, elas dizem nunca se arrepender. A terceira ainda é estudante, mas já jogou bola por muito tempo. É torcedora do Atlético e deixa bem claro que não porque tenha escolhido, mas sim porque o time a escolheu. Quem quiser ler a matéria na integra, pode acessar: http://www.tribunadointerior.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2703:paixao-de-salto-alto&catid=49:esportes&Itemid=95

E vocês? Nessa época de Copa do Mundo, onde o futebol é o assunto desde o local de trabalho à fila do banco, onde se encaixam? Gostam, torcem e entendem?

Ps: Não entendo de futebol, mas em um bolão com 7 homens e eu, adivinha quem ganhou o prêmio acumulado de R$ 32,00?
Ps 2: Deu um trabalho tirar essas fotos!!! Rs...

8 comentários:

  1. Olha Ana, futebol me interessa somente na copa do mundo.Fora isso raramente acompanho algum jogo.Nunca torci fanaticamente por nenhum time não, simpatizo com um, mas somente de vez em quando assisto aos jogos!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou obrigada a acompanhar meu time já que moro quase dentro do campo do Atlético Paranaense.
    Mas devo dizer, às vezes cansa a minha beleza e eu saio de casa pra não ter que escutar berros e xingões.
    Sabe aquela de que tudo que é demais enjoa?

    ResponderExcluir
  3. Não entendo nada de futebol, mas, de vez em quando, gosto de ver os jogos.
    Sou uma boa torcedora, fico ansiosa a espera de gols. Na Copa tudo é festa, adoro ver o Brasil jogar...E, claro, tem os jogadores. Adoro ver a seleção da Itália. hahaha

    ResponderExcluir
  4. Particularmente nem m preocupo com futebol, torço mais para o saum paulo do q para o Brasil, mas naum sou dos fanaticos q fica grudado na tv vendo futebol e se descabelando.

    Prefiro fazer outras coisas mais uteis....

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro bater uma bolinha a assistir aos jogos. Peguei raiva de futebol de tanto conviver com gente fanática e, não, não torço para o Flamengo - um pouquinho contra o Corinthians sim, sabe como é.

    Na copa eu gosto mais de acompanhar o desempenho das seleções que torcer, mas, quando começar para valer, acho que vou ficar mais empolgada (lê-se tensa).

    Também ganhei o bolão, Ana!
    E que delícia, Lari, é preencher França, Itália e Grécia no álbum de figurinhas... hahaha

    ResponderExcluir
  6. Ana, eu concordo com a Graci em quase tudo. Assisto aos jogos mais pela companhia do que qualquer outra coisa. Dormi no primeiro da seleção e estava fazendo as unhas no segundo. Torço muito pelo Brasil e pelo São Paulo, mas acompanhar realmente não é a minha praia. Eu gostava de jogar, sinto falta pra caramba...

    ResponderExcluir
  7. Ai, odeio futebol. Só torço pro Brasil na copa. E dispenso esse comentário do SidSauer.

    ResponderExcluir