sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos Namorados?


Corações nas ruas, nas vitrines, nas lojas de chocolate e de lingerie, Dia dos Namorados.

Sem um e disposta a ignorar a data? Não precisa.

Para quem não sabe, a triste noite sozinha de hoje pode se transformar na esperança de amanhã. Véspera do dia de Santo Antônio, minhas caras, temporada aberta para mandingas de todo jeito para quem não suporta mais passar pela data sozinha.

Neta de uma avó benzedeira e filha de um Antônio, cresci comemorando o dia 12 de junho: o da fogueira em homenagem ao santo casamenteiro. Todo ano a parentaiada toda se reunia, meus tios equilibravam as madeiras, minha avó comandava a produção culinária e o terço da devoção - aquele que eu rezava para não ter de fingir que estava rezando.

Quentão e pipoca à parte, no altarzinho iluminado no canto da sala, Santo Antônio estrelava. Moça solteira que se prezasse não passava por lá fazendo pouco caso, não. À uma certa altura, rolavam as simpatias. Era vela pingada em um prato de um lado, dentes de alho separado de outro, papéis enrolados prontos para revelar identidade do predestinado. E haja fé, que a fama é grande.
Na noite de hoje, experimente: pegue um prato e encha d’água, acenda uma vela e pingue algumas gotas (ok, não sei quantas, imagino que umas 13) e aguarde. Na água vai surgir o nome da sua alma gêmea. Duas tias, uma prima e uma madrinha dizem que funcionou com elas e, nessa altura do campeonato, quem sou eu para discordar?

A Naty, amiga de faculdade - um pouquinho exagerada, admito - confessou que colocou o tal do santo na geladeira (no congelador, de cabeça para baixo, até que ele aprendesse a lição), rogou-lhe boas ameaças e ainda sugeriu que fizéssemos o mesmo. “Coloca um na geladeira também. É tiro e queda”, recomendou, se pautando no exemplo da prima que, depois do cara a cara com Tonico, desencalhou. Vai saber.

Por via das dúvidas, não custa muita coisa fazer um agradinho ao santo. Rezando, minha madrinha decidiu fraudar o bolo de Santo Antônio que será servido na fogueira do santo, hoje à noite, na casa da minha tia. Acreditar, nesse caso, não custa.

Ou vai dizer que você nunca jogou a responsabilidades para os costas do São Tonico?

7 comentários:

  1. A culpa é sempre do Santo Antônio. hahaha
    Você tem tido um humor excepcional ultimamente, Graci. Tínhamos tudo para fazermos comentários de solteiras recalcadas, mas você socou o tabuleiro.
    Mandou benzão nesse texto.

    ResponderExcluir
  2. Nem te conto, que cheguei em casa hoje, e meu pai pegou um pãozinho esses tipo bisnaguinha e disse, filha come, eu trouxe pra vc, e vendo aquela carinha meiga eu comi, e depois eu perguntei qual era o misterio do pão... era um pao de santo antonio, pra eu desencalhar!
    ahhh nao acreditei!
    hbiahiuhaiuhaiuaha
    por todo custo minha familia quer, mais eu nao!
    hahahhaha

    ResponderExcluir
  3. Mari, tb comi o pãozinhoooooo. hahaha
    Cheguei na Paula e teve a partilha do pão de Santo Antonio para todas as solteiras.

    ResponderExcluir
  4. O meu pedaço foi maior! Será que consigo?! rsrss

    ResponderExcluir
  5. Olha que eu ganhei o pão e dividi com todo mundo que estava presente... Vamos ver o que esse santo resolve!

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus! Todo mundo comeu o pãozinho?!
    Eu tô ferrada!
    Comi pinhão e paçoca. Algum deles serve?

    ResponderExcluir