segunda-feira, 21 de junho de 2010

Outros Tempos


Durante muito tempo a mulher foi vista pela sociedade como aquela que cuida do lar.Os serviços domésticos só deveriam ser feitos por ela.Passar roupa, ou lavar louça, eram obrigações que quando feitas pelo homem denegriam a imagem da mulher.Era vergonhoso para a esposa, o marido estar com uma camisa mal passada, ou então um branco não tão branco assim.
Quando pequena, eu morria de medo de me casar e ter que cuidar de tudo isso, já que a minha mãe fazia isso na nossa casa.Me apavorava o fato de ter que por a mão em um vaso sanitário, ou ter que lavar aqueles pratos gordurosos.A cozinha então, definitivamente nunca foi o meu forte!

Para o meu alívio, graças a nós(mulheres)essa situação mudou bastante.As mulheres estão educando seus filhos de uma outra forma.Na escola, alguns alunos comentam comigo que ajudam em casa, lavando a louça, trocando a fralda do irmão mais novo e até varrendo a casa, coisa que meu irmão por exemplo jamais fez, por ser menino.
Hoje podemos ver os homens cozinhando, lavando, passando roupa e cuidando da cozinha sem a ajuda de uma mulher.estamos mais exigentes, não nos conformamos mais com homens de pensamentos retrógrados ou idéias machistas.
Eu certamente não namoraria um homem que quisesse me ver na cozinha ou invés de me ver na cama, por exemplo!

Em casa, quem quiser comidinha bem feita, precisa ir a cozinha fazer.
Confesso que eu vou adorar ficar na mesa esperando o jantar!

E vocês meninas, como se comportam diante dos "deveres" delegados a nós.São prendadas?

10 comentários:

  1. Sou prendada, Wal.

    Gosto de cozinhar e de cuidar das minhas coisas, embora viva esquecendo toalha molhada em cima da cama. Acho até terapêutico, sabe? Gosto mesmo, faço com prazer, mas reconheço que nem todo mundo é assim, ainda bem.

    Mas, um pouquinho de ajuda vai bem, né?

    (Tomara que esse comentário vá. Desabafei, escrevi horrores antes e ele sumiu!)

    ResponderExcluir
  2. Então Wal, quando morava na minha casinha, gostava de limpar, fazer comida diferente, mas não se engane, não era sempre....rs

    Sou meio termo, rotina acho que ninguém gosta e cuidar da casa querendo ou não, quando não se tem tempo é uma rotina!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto das coisas bem limpinhas. Tudo bem que ultimamente meu quarto anda uma zona, mas...as partes em comum devem permancer arrumadas e limpas. Gosto assim.
    Entretanto, prefiro sair para conversar, dormir ou ver um filme do que passar um tempo na cozinha ou limpando casa.

    ResponderExcluir
  4. Então, Wal, eu adoro as coisas bem limpinhas. O problema é que eu odeio ter que limpar!
    rsrs...
    Mas olha, prendada eu sou... Cresci com minha avó me ensinando que é preciso saber cozinhar, lavar, passar, limpar, cuidar de crianças, costurar, bordar e até tricotar. Saber fazer eu sei... O problema é justamente... fazer! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Ai ai... Prendada até que sou. Morando sozinha adoro cuidar da minha casa e deixá-la limpinha, mas tudo no MEU tempo! Só que quando a gente divide o teto com alguém, cria-se a necessidade de compartilhar as tarefas. Se eu fizer sozinha, e a outra pessoa (indiferente de ser homem ou mulher) ficar olhando... Ah!!! A vontade é de largar tudo do jeito que está!
    Escrevi um texto sobre essa mudança de formação das pessoas... Se quiserem ver... http://recantodasletras.uol.com.br/cronicas/1715524
    Boa semana meninada!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da ideia de ver na cama e naum na cozinha, isso eh muito mais interessante sem duvida hauhauahua.

    Quanto aos serviços domesticos, eu tenho uma irma q tem 13 anos d diferença, ela eh mais nova q eu.

    Quando ela nasceu minha mae naum queria pegar nenhuma domestica por naum confiar muito nelas e tal. Entuam logo sobrou para mim. Eu fazia todo o serviço de casa sozinho, lavar, passar, cozinhar (salcarraum), tb cuidava da minha irma.

    Hoje eu naum gosto nenhum pouco d passar, prefiro lavar.

    Mas se precisar faço tb. Acredito q todo o homem deve ajudar a mulher nos serviços d casa, assim logico sobraria mais tempo para os dois passarem juntos, seja na camam (como nossa amiga comentou) ou fazendo outras coisas.

    Mas ainda existe homens q naum lavaum nem uma louça...

    ResponderExcluir
  7. Lá em casa era um pouco assim. Meu pai não sabe o valor das cuecas que veste.
    Mas como a chatonilda aqui não deixa barato, nunca fiz nada sem que meu irmão estivesse ajudando.
    Hoje acho que até fiz bem. Depois de ter que morar sozinha e aprender a me virar, posso dizer, sou prendada! haha
    E o melhor disso é que depois que meu irmão veio morar comigo, ele continuou dividindo as tarefas comigo e aprendendo o que não sabia.

    Mulheres mudam o mundo, não?! hahaha

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro coisas arrumadas, limpinhas principalmente o meu quarto!!! Vcs devem imaginar o qnt eu sou prendada né?? hahaha beijos

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo "limpinho" aqui; hein! Tá parecendo declaração de voto no Rubens Bueno...

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou prendado na cozinha... Acho injusto que somente a mulher cozinhe e mostre seus dotes culinários... Direitos iguais... Se bem que tem muito machista por aí que toma isso como um dever da mulher... Affe

    ResponderExcluir