segunda-feira, 12 de abril de 2010

Visão ‘photoshopiada’

A modernidade trouxe liberdade às mulheres, que hoje garantem para si boas e promissoras carreiras profissionais, longe de fogões e tanques. Também, deu-lhes uma vida amorosa mais prazerosa do que imposta, escolhendo entre aquele, este ou nenhum. E a vida da mulher seria um conto de fadas moderno, se não existisse o ‘se’. Se a guerra não tivesse sido declarada.
O inimigo número um das mulheres só as ataca e contra-ataca, já sem armas, pois batom, blush e rímel não funcionam mais, o sexo feminino estende a bandeira branca, rendendo-se à beleza irreal. Assim, o rei da perfeição, capaz de em alguns instantes corrigir imperfeições que nem o melhor médico do mundo ou o mais caro tratamento do planeta retirariam, vence-as diariamente. Suas obras primas são esculpidas em todos os cantos, seja este canto onde for, revistas, jornais, sites, outdoors, rótulos, embalagens...fotos, fotos, fotos. É o mundo Photoshop engolindo o mundo humano. Exagero? Não, não é não.
Tem pessoa achando que o programa já é gente, tira a foto e emenda: “Depois você pede para o Photoshop tirar as minhas manchas e essa espinha daqui?”.A distorção da realidade é tendência interplanetária! Os franceses começaram a se preocupar com esse ‘fenônomeno photoshopariano’, e por lá já existe um projeto de lei em andamento para proibir, ou ao menos limitar, o uso de imagens alteradas pelo rei da perfeição. Assim, na França, se a lei for aprovada, os anúncios serão obrigados a informar a manipulação de imagens, algo como: “Esta imagem foi alterada digitalmente e pode não corresponder à realidade”. Iniciativa bacana, e ousada para o momento em que vivemos, onde uma imagem é tudo, ser não é nada e atitude é zero. Palmas aos franceses!
Teve gente que não gostou, principalmente os que ‘photoshopiam’ por aí, ali e aqui. O que seria da Vip e da Playboy, caso esta lei fosse implantada no Brasil? E da Nova, Boa Forma, Claudia e demais. A Veja também caiu em tentação, na verdade foi um escorregão. Recentemente, não lembro o mês, mãe e filha estampavam a capa da magazine, era a modelo Daniella Sarahyba e sua mãe. Elas ilustravam a matéria “Jovens por mais tempo - Os sem-idade”, acerca do aumento da expectativa de vida aliada à longevidade. Bingo! A mãe da modelo realmente parecia não ter idade, aos 50 e poucos anos, ela matinha, na capa da revista, os mesmos traços da filha de 20 e poucos: rosto sem rugas, sem marcas de expressão, uma face exageradamente jovial e escandalosamente ‘photoshopiada’.
O argumento daqueles que defendem o Photoshop é de que as pessoas sabem que aquela imagem não é real, por isso não seria necessário a especificidade desta não-realidade. A advertência das imagens modificadas seria como obrigar as rádios a avisar o ouvinte que “aquela voz foi gravada em estúdio e otimizada por um técnico de áudio e não corresponde à voz real de determinado cantor ”, defenderam os ‘photoshopmaníacos’.
O fato é que nunca vi ninguém fazendo gargarejos ininterruptamente para ter uma boa voz e nem exercitando as cordas vocais para que elas ficassem mais ou menos toante. O que vejo são mulheres frenéticas, fazendo assiduamente exercícios em barras, em cochonetes e cama elástica. Querem bunda empinada, seio firmes e barrigas saradas. Quando a academia não adianta mais, que é o que geralmente acontece, elas passam a se amontoar em filas quilométricas, esperando um seio novo, uma barriga sequinha e uma bunda menos mole, através da lipoaspiração. É a busca desenfreada por uma beleza que jamais será alcançada.
Obrigar os publicitários a serem mais realista é colaborar para a queda dos distúrbios alimentares, que é exacerbadamente maior nas mulheres do que nos homens. É um freio àquelas que se mostram obcecadas pela magreza e às que se sentem excessivamente pressionadas a corresponderem às imagens presentes na mídia. Afinal, eu nunca vi ninguém reclamando dos playback da Kely Key, mas já vi muita gente falando da celulite dela que saltou para fora , devido à saia curta demais. Todo mundo achou feio. Manias de quem já enxerga tudo ‘photoshopiado’.

PS: Este texto foi editorial do Jornal Correio do Cidadão, no final do ano passado. Sou péssima com datas, não sei exatamente quando foi publicado, mas acredito que o tema tá em voga.

6 comentários:

  1. Não existe mulher feia, existe mulher sem photoshop!
    hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Sou suspeita ao defender o photoshop. Posso ficar sem emprego! hehehe
    Mas eu concordo que há limite. Tirar uma mancha de espinha ou um machucado é uma coisa. Recauchutar, alisar a pele e mudar a tonalidade do cabelo, aí já me parece enganação.
    Eu estou gostando de ver publicações famosas como a Vogue fazendo ensaios in natura.
    Acho que o maior e melhor trabalho está nas mãos do fotógrafo que sabe aproveitar a iluminação a favor do modelo.

    ResponderExcluir
  3. Alterando a frase da amiga ali.... 'não existe mulher feia... eu que não bebi demais'
    Aproveitar e deixar um enorme beijo pra Lari, Paula e Graci... minhas 3 veteranas preferidas e inesquecíveis!
    Guto.

    ResponderExcluir
  4. é, Lari, é buscada uma perfeição tão grande que faz com que nós fiquemos obcecadas e frequentemente frustradas. Feliz de quem não cede às pressões das imagens...

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente acredito que o Guto só vai ver que a mulher é feia se não beber demais. Saudade do calouro mais machão e querido que poderíamos ter, mas, Lari, vc me fez pensar em muitas coisas com o seu texto...
    A primeira é sobre a regulamentação proposta na França. Ontem eu li sobre a regularização do jogo, na coluna do Hélio Schwartzman, na Folha, e comecei a relacionar as coisas. Não há dúvida que esse padrão irreal faz mal para muita gente, mas, como impor limites?

    Sinceramente, não sei. O campo é minado demais para que se pise tranquilamente. A ideia do aviso sobre a manipulação digital é uma boa, embora todo mundo já saiba do processo. A divulgação das imagens reais, como fez hoje a Britney Spears, também é um caminho interessante. Mas, o assunto é vasto...

    Sorte de quem não se deixa aniquilar por este padrão.

    ResponderExcluir
  6. Ufa..fiquei feliz em saber que a Juliana Paes tem celulite..hauisuhauisha

    ResponderExcluir