segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cavalheirismo


Desculpem as leitoras da bolsa, mas essa é para os homens! Pode parecer absurdo, mas acho que homem gosta mais de cavalheirismo do que as mulheres. É sério. Ou isso, ou eu sou estranha. Mas todo homem que conheço gosta de deixar a mulher passar na frente. Tinha muitas discussões com um amigo que abria a porta do carro para mim!
Não sei, mas acho que eles gostavam mais daquele tempo em que as meninas se encantavam com essas coisas.
Não vou dizer que deva ser um grosso, lógico que se o amor da sua vida te esperar com uma rosa você vai se derreter toda. Só penso que hoje, isso pode incomodar em alguns aspectos. Quando você luta para ser reconhecida, é complicado ser destacada por ser mulher. Acho errada a existência de prêmios como o “Mulher Destaque”. Deve ser destaque de qualquer sexo, concorrendo com igualdade.
Não vou radicalizar também, em outros aspectos, é muito bom! Tenho um amigo que morre de raiva quando um policial grosso, que nunca dá entrevista, aceita conversar comigo! A cara dele quando eu falava que ele foi super simpático comigo era impagável.
Deixo então duas perguntas: o cavalheirismo é realmente valorizado pelos homens?
Para as mulheres: eu sou estranha ou vocês também ficam incomodadas com a simpatia da outra ala?

17 comentários:

  1. Querida Ana... Acredito eu que a maioria dos homens encaram o fato de cavalheirismo como sinônimo de romance. Se eles querem agradar então são cavalheiros para a dama ficar encantada. Alguns o são porque sua criação o fez. Se parar para pensar o cavalheirismo é sim culturamente já em sua proposta uma forma de submissão da mulher. "Temos que tratar muito bem as mulheres pois elas são mais frágeis, etc..." Mas isso, como disse, é histórico e cultural. Na minha opinião deve haver respeito. De ambas as partes. A mulher pode ter os mesmos carinhos com o homem... Todo mundo gosta de ser respeitado e receber sinais de carinho. Pelo menos eu gosto... Se os dois respeitarem, então tudo bem!

    ResponderExcluir
  2. Ana, quase tive um dejavu! Eu gosto de cavalheirismo, mas não acho fundamental (já disse isso uma vez). E, apesar de me aproveitar de situações em que o fato de eu ser mulher me facilitam as coisas, concordo que essa 'barreira' não devia existir. Não é coerente. Li um post do 7X7 sobre por que não um prêmio de melhor ator no Oscar que incluíssem homens e mulheres, já que lutamos sempre contra a discriminação. Me fez pensar no assunto. Acredito que homens e mulheres são, sim, diferentes, e isso faz com que tenham avaliações diferentes. Assim como a prova física de concursos, por exemplo. Pro homem é mais pauleira, porque aguentam mais. Mas no caso do 'Mulher Destaque', por que não também um 'Homem Destaque'? O esquema não é abolir as premiações às mulheres, mas incluir, também, aos homens. E, sim, por vezes, competirmos de igual para igual. Quando as circunstâncias permitirem.

    ResponderExcluir
  3. Eu, como boa mulherzinha que sou, adoro cavalheirismo.

    Gosto quando abrem a porta do carro, quando se oferecem para levar a sacola, quando se colocam entre a calçada e a rua. Eu posso trocar lâmpadas, tomadas, matar baratas e carregar sacolas, mas acho lindo que alguém se preocupe em fazer isso por mim.

    E, respondendo à sua pergunta: eu não me incomodo, pelo contrário, me aproveito quando sei que o homem não está sendo cavalheiro, mas, sim, sacana. Já topei com muitos tipinhos desses nas entrevistas da vida, Ana. E daí, bem, daí sabe, né?

    ResponderExcluir
  4. Ai Graci, achei que era sou eu!

    Olha Ana, eu reparo muito nisso quando conheço um homem.Admiro muito os atos de cavalheirismo e confesso que um namorado que não é cavalheiro comigo não fica muito tempo nessa posição.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho legal essa coisa de cavalheirismo. Não gosto quando forçam. Confesso que por vezes eu me sinto incomodada, assim como você. Acho que é por causa dessa coisa de sexo frágil, de coitadinhas que pensam que a gente é.

    Sobre ter mais acesso aos entrevistados por ser mulher, uma vez, um dos meus entrevistados disse que só me concederia entrevista se eu fosse bonita - até então eu estava conversando com ele por telefone e msn.
    Pensa numa pessoa que ficou com raiva: eu! Pior, o bendito se achou no direito de me ligar. No fim, de greve com ele, como protesto, fiz a entrevista por e-mail.
    Tipos assim são desprezíveis.

    ResponderExcluir
  6. Como diria Rita Lee, "mulher é um bicho esquisito". Reclamam quando o homem é grosso. Se sentem incomodadas quando o homem é cavalheiro. Vocês não sabem o que querem. Por isso demoram tanto pra se arrumir e tanto na hora de fazer as compras. Agora, por favor, não confundam as coisas: cavalheirismo é uma coisa, cantada barata é outra.

    ResponderExcluir
  7. Na verdade o cavalheirismo me parece uma forma de manter a submissão.
    "Você é frágil e, deixe que eu faço."
    Mas... é... ainda me encanto com algumas coisas do gênero.

    ResponderExcluir
  8. Nhaaa...

    Ninguém aqui demora para se arrumar e todo mundo sabe o que quer!

    Humpf!

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei que fosse ouvir isso em minha vida. Mulher reclamando de cavalheirismo. Tô ficando velho! Velho demais. Bom, depois das mulheres-bombas que explodiram uma estação de metrô na Rússia, o que mais posso esperar? Parabéns! Vocês conseguiram: estão iguaizinhas aos homens!

    ResponderExcluir
  10. Então Sid, a verdade é que por trás do calheirismo existe, normalmente, sempre segundas intenções. Geralmente é usado como cantada barata ou para ressaltar que homens são mais do que as mulheres, que devem sempre ser protegidas e tals. Para você, homem, é fácil achar que é besteira, que é um equivoco de nossa parte não gostar tanto assim do tal calheirismo. Mas, para nós, mulheres, que temos toda uma luta, é fato, é histórico. Calheirismo pode remeter ao machismo.
    A propósito, não quero me igualar aos homens. Somos diferentes, cada um no seu quadrado. Sem machismo, sem feminismo (se isso for possível).

    ResponderExcluir
  11. Sid, entenda. Queremos, sim, cavalheiros. Mas não aproveitadores. Porque conceder uma entrevista, por exemplo, porque é mulher não é cavalheirismo. É machismo, é fútil. E tem gente que usa um 'pseudo-cavalheirismo' pra tentar se aproveitar. Esse não é bom, Sid. E não fomos nós que o criamos, acredite. Talvez você não tenha entendido direito o que a Ana quis dizer. Ou, até mesmo, talvez ela não tenha conseguido definir isso bem.
    A questão é que as coisas mudam. E, não, nem toda mulher gosta que paguem a conta pra ela! ;)

    ResponderExcluir
  12. Tô vendo certo complexo de inferioridade aí. Será que é o homem que está querendo ressaltar que é "mais que a mulher" ou a mulher que está se achando "menos que o homem"?
    Por favor, não confudam as coisas. Ser cavalheiro é ser gentil. Tem "segundas intenções"? Claro que muitas vezes tem. Mas como se conquista uma mulher? Com grosseria ou com gentileza? Aposto que se o cavaheirismo partir do "carinha" que a mulher está a fim, ela vai adorar.
    Lutem, mulheres! Mas lutem para serem respeitadas como mulheres! Não para serem iguais aos homens. Se a mulher precisar virar homem para ser respeitada, não estará havendo conquista nenhuma.

    PS 1: Quando uma mulher, que sabe que eu não dirijo, se oferece para me levar pra casa após a balada, está sendo gentil comigo. Não me sinto submisso por aceitar a carona. E se ela estiver com "segundas intenções"? Problema dela!

    PS 2: Não ligo que mulheres paguem a conta, inclusive do motel. Principalmente se sei que elas ganham mais que eu. Assim como não me sinto superior ou melhor que ninguém quando pago. E mais: acho esse negócio de ficar rachando a conta, inclusive nos centavos, é "sintoma de pobreza". Pobreza de espírito!

    ResponderExcluir
  13. Sid, eu concordo com vc: cavalheiro é ser gentil. Mas, mais uma vez, afirmo que existem, sim, homens que usam um 'pseudo-cavalheirismo' de maneira fútil. E não é pra se aproveitar de uma maneira legal, mas pra se aproveitar de uma maneira até constrangedora, mtas vezes.
    E, não, não acredito que as mulheres sejam inferiores aos homens. Assim como não acredito que vcs sejam inferiores a nós. E, na maioria, brigamos sim pelo respeito enquanto mulher. Mas acredito que se quisermos nos tornar homens pra isso, mesmo burrice, é direito nosso. E a conquista é de cada um, nesse caso. Concordemos ou não. ;)

    ResponderExcluir
  14. Três anos depois eu vou me explicar...
    É o seguinte Sid, eu nunca fui muito boa em aceitar gentilezas, não mesmo!! Mesmo de amigos e familia eu me sinto incomodada. Mas me parece que os homens gostam!Como você mesmo colocou! Não estava criticando por fazer a gentileza, até coloquei que a estranha era eu!! Eu disse que não precisava radicalizar. Mas só citei o caso das entrevistas porque acontece!
    Sobre o cavalheirismo partir de quem estou interessada... acho que sou maluca, mas não gosto! O caso do menino que abria a porta para mim, bom, é um exemplo disso!!

    Ps: Não tenho segundas intenções quando te ofereço carona tá, pode ficar tranquilo!!!!!!!!!!!!! Rsrs

    ResponderExcluir
  15. Vocês estão misturando as coisas, pois isso que vocês reclamam chama-se "cantada barata". Cavalheirismo é outra coisa. Vocês estão reclamando de homem sem "semancol". O comportamento do cavalheiro é outro.
    Sobre homens que só dão entrevistas para jornalistas mulheres, só digo que isso não tem nada a ver com cavalheirismo. Isso não é atitude de um cavalheiro. É de sem-vergonha.
    Por favor, não transformem uma coisa boa em coisa ruim. Ser gentil, ser educado é bonito. Feio é ser grosso e mal educado. Não matem a vaca para se livrar do carrapato.

    ResponderExcluir
  16. Concordo num ponto. Abrir a porta do carro para a mulher virou coisa brega, piegas. Assim como puxar a cadeira para ela sentar. São coisas que não têm mais sentido. Isso vem do tempo que as mulheres usavam enormes vestidos, com armação e tudo, e precisam mesmo de ajuda, pois tinham que usar as duas mãos para acomodar o vestido. Aí alguém tinha que puxar a cadeira ou abrir a porta (era porta da carruagem, bem alta).
    Nessa época as mulheres precisam de ajuda até para se vestir, pois não dava para se vestir sozinha (lógico que isso era função da dama de companhia, pois cavalheiro não entra no quarto de uma moça).
    Mas lembre-se: essa história do vestido ainda acontece com o tão sonhado (por vocês) vestido de noiva. Portanto, no dia do casamento, se o noivo não for abrir a porta do carro ou puxar a cadeira na hora do jantar da festa, alguém vai ter que fazer isso. Eu acho melhor que seja o noivo. Ah, e tem muito vestido de noiva que não dá pra tirar sozinho, não. Mas aí acho que um "cavalheiro" ao lado vai ajudar e a noiva vai adorar esse "cavalheirismo"...

    ResponderExcluir
  17. Pra encerrar (de minha parte) a discussão: homens e mulheres são seres diferentes e, portanto, precisam ser tratados de formas diferentes para que se tornem iguais.

    ResponderExcluir