terça-feira, 27 de abril de 2010

A beleza dos poetas

Outro dia assistindo o jornal eu vi uma matéria sobre Vinicius de Moraes. Nunca fui muito fã de poesia, nem de ler, muito menos produzir uma. Mas fiquei pensando em uma frase e resolvi conhecer um pouco mais sobre ele. A frase?
“Me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”! Me pareceu um pouco superficial demais para um autor de tantos poemas famosos. Mas parece que ele era, não superficial, mas defendia uma posição. Lendo sobre ele achei um blog com um texto muito bom.
http://omelhoramigo.blogspot.com/2006/07/as-feias-que-me-desculpem-mas-beleza.html.
A volubilidade dos homens com o requinte da poesia. No texto, o autor descreve o machismo de Vinicius de uma forma poética. Não vou entrar novamente na discussão sobre cavalheirismo, gerou muita polêmica e ultimamente, já tem muita gente brava comigo pelo que escrevo! Mas recomendo que leiam, é um texto no mínimo divertido.
Mas outra frase de Vinicius me colocou de novo a pensar.. “Até o amor que não compensa é melhor que a solidão”. Será? Tive uma discussão justamente sobre isso. Ficar sem ninguém é triste, lógico, principalmente quando você está com algum problema e quer que alguém fique do seu lado sem questionar se você está certa ou não. Mas um amor que não compensa ficaria do seu lado? Eu acho que não. Todos querem uma companhia independente se você é homem ou mulher, mas uma que compense por favor!!! Ah, só para terminar, sobre a beleza, não sei se os homens vão concordar comigo, mas gosto é uma coisa muito pessoal, a beleza fundamental também!!!
Para não ser tão melosa, deixo uma parte da música da banda Pedra Letícia... é machista, lógico, mas se a poesia pode ser, porque não o humor?



Veja aquela moça
Aquela bem baranga
Ela diz:
"pobrema"
Ela tem bigode
E sem falar na pança
Tente entender
Ela quer ser feliz como você
Ela também tem coração
Então faça uma boa ação
Pegue uma baranga
Diga que a ama
Chama pra assistir DVD
Detona a Juliana Paes
Critica a Aline Morais
Declame: "Eu prefiro você!"

8 comentários:

  1. Ana! Que transmissão de pensamento, mulher.
    A minha próxima postagem já está escrita e se fundamenta basicamente no Vinicius e na sua Receita de Mulher, de onde vem o verso que você citou; "As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", ponto de partida para toda uma construção de mulher... Da mulher dele, a que ele quer.

    Sou suspeita para falar de Vinícius porque sou completamente apaixonada pela obra dele e não acredito que seja machista, embora em muitos aspectos ela possa ser definida assim. A devoção dele pelas mulheres, em menores e pormenores, sem censuras, ah, isso para mim faz toda a diferença. É justamente essa postura apaixonada diante do sexo feminino que faz com que eu, instável como uma mulher, seja tão apaixonada por ele e por sua obra.

    Mas, sim, ele é polêmico e alguns de seus versos poderiam, muito bem, ser dilacerados por este blog. Em relação à solidão, no entanto, eu encaro de outra forma, porque acho que não existe amor que não compensa e aí eu ressalto a poesia de Vinicius, que não deixa margem para essa conclusão: "que não seja imortal - posto que é chama/ mas que seja infinito enquanto dure", o que só ressalta outro argumento do Poetinha, a solidão como o fim de quem ama.

    Parei por aqui, mas com uma conclusão que tirei há muitos anos: ainda bem que ele já morreu, porque eu se cruzasse um dia com esse homem, o estrago na minha vida seria tão intenso, que só virando poeta também para encontrar o caminho, haha...

    Bjoo

    ResponderExcluir
  2. Ana, gosto muito de poesia, inclusive de escrever - apesar de acreditar que não seja muito boa com elas. Adoro Vinícius e sua paixão pelas mulheres, como a Graci mesmo disse. Ele amava os detalhes, encantava-se com as coisas menores. E isso era lindo. E é isso que me encanta. Ele tinha momentos machistas, sim. Mas toda a sua obra compensa esses pequenos machismos dele. Sei lá. Eu acho...

    ResponderExcluir
  3. e viva o Cambota do Pedra Letícia e sua criatividade ímpar!

    Todo mundo tem direito de amar e ser feliz!

    e a beleza meus caros, é superficial, e um dia acaba!
    e vai também do gosto do freguês!
    sou suspeita para falar sobre isso, porque sempre gostei dos meninos fora do padrão!
    hehehehehehehe

    ResponderExcluir
  4. Ana, pode apostar que o Vinícius se inspirava nas mulheres bonitas. Mulher feia não dá poesia. Se bem que, do jeito que ele bebia, não tinha mulher feia. Aliás, me lembro de uma frase que vi num parachoque de um Jeep (isso mesmo: Jeep!): "MULHER FEIA 'TROMENTA'"

    ResponderExcluir
  5. Cresci com a minha mãe dizendo que Vinicius é quem era poeta de verdade, porque aliou a sua teoria à prática. Amou inúmeras vezes, e dedicou a todos os seus amores parte de seus versos e melodias. Era apaixonado por mulher e gostava de uma cachaça. Acho, que essa beleza da qual ele diz ser fundamental não é a beleza por beleza, é a beleza que ele via. Se você for ver, as mulheres de Vinicius não são padrões, talvez para época até fossem, mas...estão longe de serem mulheres belíssimas.
    Sim, eu permito que Vinicius seja machista. Se todos os machistas fossem como ele, nós mulheres estaríamos no céu.
    Ah, a propósito, o poetinha costumava fazer, além de versos e melodias, surpresas às amantes, como a vez que ele comprou um carro e encheu de flores ou então quando, do nada, mandou lotar a cada de uma delas de flores com pedido de casamento escrito. Quem não apaixonaria por um homem assim? Amo.

    ResponderExcluir
  6. Só porque é Vinicius a gente não rasga. Pelo contrário: se rasga por ele!

    ResponderExcluir
  7. mentiras sinceras...
    quem não gosta?! hehe

    ResponderExcluir
  8. Ah, mulheres! Desde que o homem faça belos elogios a elas, pode até ser machista...

    ResponderExcluir