sábado, 6 de março de 2010

Mulheres e crianças primeiro!

Estava assistindo Tsunami, ontem (gentem, não percam seu tempo...), e, quando chega a equipe de resgate, eles gritam para que os homens esperassem pelo salvamento. "Mulheres e crianças primeiro", diziam.
Desde que o mundo é mundo, ouvimos essa premissa. Na hora do aperto, machões de plantão, sinto muito, mas a vez é das mulheres. E por que isso?
Fiquei me perguntando a razão dessa escolha, ontem. Afinal, eu sou feminista, sim. Mas acredito no direito de igualdade, não de superioridade.
Quanto às crianças, é fácil entender. Completamente dependentes e geralmente indefesos, seria desumano de nossa parte deixá-los à mercê de fatalidades. Mas, e as mulheres? São salvas pelo simples fato de serem o 'sexo frágil'?
Depois de ponderar bastante a respeito do assunto, cheguei a conclusões que, para mim, são palpáveis. Nós, mulheres, crescemos aprendendo a cuidar. Dos nossos irmãos, dos sobrinhos, primos, cachorro, gato, galinha. Vemos nossas mães cuidarem, muitas vezes como babás, inclusive dos nossos pais e avós. E crescemos assim, sabendo que temos que cuidar dos outros. Pelo menos na maioria das vezes. Talvez seja meio institivo, também. Porque cuidamos de uma vidinha dentro de nós, não sei. Mesmo porque ainda não tive vidinha nenhuma em mim.
Então, acredito que salvar mulheres e crianças seja para que as crianças mantenham-se seguras, quando sãs. Porque os homens são, muitas vezes, 'cuidadores' natos. Mas raras vezes se saem melhor que a gente.
E você, o que acha disso? Acredita que o salvamento deveria ser igual para homens e mulheres? Diga aí o que pensa!

5 comentários:

  1. Bom... eu acho que o fato de colocar mulheres antes e primeiramente um ato lógico. Isso porque na maioria das vezes as mulheres são (de forma corporal) mais frágeis que os homens. A força intelectual e emocional das mulheres ninguém pode ousar questionar porque é fato. Mas acredito que seja por isso priorizá-las nesse caso. E também na hora do salve-se quem puder quero ver a mulherada se salvando se os homens resolverem subir no barco todos antes. Cavalheirismo mulheres, não submissão.

    ResponderExcluir
  2. Mulheres e crianças primeiro. Sempre. Acredito que a preferência se deve à própria natureza mesmo, mulheres são capazes de gerar vidas e de cuidar das crianças, não que os homens não sejam, mas mulher é mulher (razões biológicas). Também, homens são fortes, não tem como negar, talvez vivam mais em situações risco do que nós. Fico com a premissa.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bom mulheres e crianças na frente, exatamente pelo que você expôs.
    Não adianta só salvar a criança, tem de ter alguém que cuide!

    =)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que não tenho opinião formada a respeito. Na verdade nunca pensei nisso.
    Como fã de Einstein, acredito que cada situação oferece uma solução diferente. Mas acho que concordo que, instintivamente, mulheres e crianças como peças chaves da continuidade da espécie, vão na frente.

    ResponderExcluir
  5. Isso é invenção do homem (ser humano). Na natureza, os primeiros que morrem são os filhotes, as fêmeas prenhas, os mais velhos e as fêmeas. Questão e lógica. Quando um leão corre atrás de um bando de zebras, quem ele pega primeiro? A natureza é cruel. A piedade é invenção humana. Que fique claro: sou a favor das mulheres e das crianças primeiros. Homens e mulheres são diferentes e, portanto, devem ser tratados de formas diferentes, para que se tornem iguais.

    ResponderExcluir