quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Você acredita?

É difícil definir até onde pode ir a fé de alguém... o que pode ser considerado de ‘verdadeiro’ em meio aos falsos milagres. Essa semana isso me veio a cabeça. Existem algumas coisas que mesmo as pessoas que demoram a acreditar têm de dar o braço a torcer. É lógico que quem nega a existência de qualquer coisa sobrenatural irá achar explicações dentro do acaso para dizer que é apenas mais uma crença exagerada.
Dias atrás em conversa com um conhecido tive a prova disso, por mais que fossem dados exemplos ele criava teorias que negavam. Pessoa que até então eu tinha como muito inteligente, mas que caiu bastante no meu conceito. (Não por não acreditar em nada, mas sim por menosprezar a opinião dos outros, cada um tem direito a sua oras)
Passado algum tempo, parei de pensar sobre isso até hoje. Fui fazer algumas matérias sobre o aniversário de um município próximo ao meu e conversando com pioneiros da cidade voltei a questionar o tamanho dos milagres. Algumas histórias são divertidas, outras trágicas, relatos de uma época em que para enterrar o filho, o pai tinha de cavar a própria cova. Em uma dessas entrevistas, a pioneira contou a história de um padre alemão que foi muito importante para a igreja católica na região. Segundo ela, uma tempestade quase derrubou o pouco que havia na cidade. O padre então organizou uma novena e pediu graças para o município, para que nunca mais um temporal daquela proporção atingisse o local. Segundo ela desde então, nada de ruim aconteceu. Fato confirmado pelo chefe da agência do trabalhador que reúne alguns documentos sobre o padre.
Foi este homem também que contou outros feitos do padre. Todos em que ele usava a fé, dele e dos fiéis, em benefício do município. Não levarei em conta se foi sorte, coincidência ou um milagre o feito. Mas deixar na memória de tantos uma novena, após 30 anos, já um ponto positivo para o padre.
Não sou católica ou evangélica. Demoro a acreditar em muitas coisas ou mesmo pessoas, tendo sempre a desconfiar de tudo. Mas acredito em milagres. Já vi pessoas se curarem quando tudo dizia o contrário. Já escutei relatos de familiares que foram operados espiritualmente e tiveram cicatrizes, sem nunca terem sido cortados. Já vi minha mãe levantar e pedir ao meu pai que verificasse o portão, pois haviam avisado ela no sonho que ele estava aberto (trancar o portão sempre era responsabilidade dele, ela nunca ficava sabendo se ele ia ou não, e estava aberto naquele dia). Eu acredito... não em tudo, mas sim, não sou ateia, por mais que seja uma tremenda preguiçosa e nunca vá as reuniões do centro.


E vocês? Acreditam?

2 comentários:

  1. Eu acredito Ana, até demais,porque minhas crenças ultrapassam a minha religião, o catolicismo. Tenho exemplos na família de pessoas curadas através da oração. Eu mesma já fiz pedidos que foram atendidos de imediato, como um milagre mesmo, porque caso o contrário haveria um desastre. Também tenho casos na família de gente que vê espírito e conversa com eles, de gente que foi curava por essas operações espirituais...tenho até uma tia que viaja através dos sonhos. hahaha.
    Acho que somos pequenos demais para ser só isso aqui, ao mesmo tempo em que somos grandiosos demais para ser só isso aqui. Existe uma luz por ai, certeza.
    Ps: não tenho ido à missa...

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito. Muito fácil. Em quase tudo. E tenho medo de acreditar demais, mas, enfim... acho que tudo merece uma atenção, mesmo que seja pra depois dizer 'ah, que bobeira'...

    ResponderExcluir