domingo, 5 de setembro de 2010

Comece a reclamar!

Uma vez eu escrevi sobre reclamações. Nós reclamamos. Demais!
No entanto, essa semana, percebi o quão bom é reclamar. Não muda nada. Não mesmo. Mas que dá uma sensação de descarrego, ahhhh dá. É como soltar aquele palavrão mais vulgar e que nem existe no seu vocabulário quando acontece aquela topada do dedinho do pé na quina do sofá. E não muda nada. A dor continua ali...
Me irrito tanto em escutar pessoas reclamando... Mentira! Me irrito em escutar pessoas reclamando continuamente e sem motivo. Porque é assim, quando escuto uma reclamação, eu normalmente reclamo junto. Mas aí, quando a parada fica infundada, os adjetivos se repetem e o assunto não evolui, se joga na fossa, meu bem.
Essa semana tivemos assuntos complexos e dignos de reclamações aqui no blog. A crítica situação da saúde brasileira, o ano eleitoral, a complicada formação de identidade e caráter das crianças, o infeliz aniversário da chacina russa e, por que não, a indignação da Mari em não ter aprontado em Curitiba.
Ao contrário do que eu disse da primeira vez, estou incentivando a reclamação. A indignação, sofrimento e medo que temos sentido diante de situações assustadoras e fora do controle não precisam se estagnar em nossos peitos sob um limbo de silêncio.
Reclamar é um pedido, exigência, protesto. Eu só vejo a reclamação como um primeiro passo. Quem sabe mudemos o cenário?!

3 comentários:

  1. Quem sabe, Maju?
    Abri o peito e reclamar, daquela coisa que nos faz profundamente mal, ah, faz um bem, né?

    Reclama aí, vai.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Maju, verdade! Reclamar é bom! Tô quase me sentindo no 'Proteste' do Altas Horas! hahahaha
    E olha, eu tenho coisa pra reclamar, heim?! Quero reclamar dessas pessoas que acham que a opinião delas é única e que se acham no direito de destratar pessoas por causa disso. E desrespeitá-las em sua própria casa. Uma ovada na cabeça dessas pessoas!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro reclamar...mas se for começar, não paro nunca mais!! Nem incentive muito viu!! hauahuah

    Adorei o texto! Mesmo..

    ResponderExcluir