segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Meu cabelo crespo é assim...


- Paula, por que você não alisa seu cabelo?
- Porque eu gosto dele assim, ué!
Desde sempre ouvi essa pergunta. “Ai, gosto mais quando você passa a prancha”. Azar o seu, beibe, eu aliso quando me dá na telha. Mesmo que seja para ficar em casa, de vez em quando. Verdade seja dita: cabelos cacheados são mais autênticos. Uma pesquisa feita pela Embelleze, empresa carioca que detém 35% do mercado de transformação capilar, aponta que os cachos são sinônimos de personalidade, força e autenticidade. Contudo, agora, com a facilidade em alisar o cabelo – e com procedimentos que deixam os lisos cada vez mais naturais – todo mundo tem cabelos lisos na hora que quiser. Difícil é assumir os cachos como eles vêm ao mundo. Não, queridas, é claro que a gente precisa de um creminho, porque senão... não há frizz que aguente!
Mas veja a Taís Araújo. Vemos estampado na capa de revistas o rosto da atriz, lindíssima, com seu novo visual. Ao lado a habitual manchete afirmando que Taís resolveu assumir seu lado natural. Todos nós sabemos que o cabelo da atriz não é assim, ao natural. Que ela deve fazer mil tipos de tratamentos com os cabeleireiros da Globo e chegar naquele look lindo. Mesmo assim, a imagem da atriz veio para trazer os cachos de volta à tona. Para mostrar que, sim, são lindos. Tanto quanto os lisos.
Vi numa Revista Nova de algum tempo atrás que 65% do mercado mundial tem cabelos ondulados, cacheados, crespos ou ‘fora de controle’. Mais: no Brasil, o índice sobe para 72,6%. O ideal de cabelo liso, a facilidade de lidar com as madeixas escorridas ou até mesmo o arrumado constante que o cabelo liso traz ao visual fazem com que muitas mulheres esqueçam que os cachos podem valorizar – assim como destruir, se mal cuidados – qualquer visual.
O combate ao império do liso é tão ou quase tão forte quanto a briga contra protótipos de beleza e tamanho. Cada um é bonito como é, aceitando e respeitando seu biotipo. Assim como com cabelos. É preciso aprender a cuidar – e valorizar – o seu. E quem sabe tentar rever nossos pré-conceitos. Porque não é uma coisa agradável você ser morena, com cabelos cacheados e ir a um salão fazer luzes e, ao final, com a escova, a cabeleireira te dizer: “Que sonho. Loira e lisa”.

5 comentários:

  1. Aii Paula, me arrependi amargamente de ter alisado os meus cachos.Com o cabelo liso eu fico sempre com a mesma cara, já os cachos cada dia amnhecem com o seu próprio 'humor'.rs

    Seus cachos são lindos viu!

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Paula, afirme sua personalidade e faça o que vc quiser, é td da lei!! Azar das chapadas permanentes que não podem sequer dar uma mudadinha no visual, sempre com o mesmo cabelo em todas as situações. Vc não!! Faz o que quer e usa seu cabelo como quer, só depende de vc e não de um monte de produtos caros e viciantes.
    Viva o natural!!

    Seus cachos são lindos mesmo!!

    ResponderExcluir
  3. OQUÊQUIEUPOSSODIZER????
    ...
    Caraca!
    ...
    Dona Onça, todos amam seus cachos. Que são só um detalhe especial dentre tantas coisas especiais que você (e só você) tem.
    Tens a cachopa mais linda do mundo, até porque na verdade precisa de muito pouco creme pra domar ou valorizar... :)
    Teamovoce!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Então Paula... eu nunca tive escolha.. se quiser tentar deixar o cabelo um pouco ondulado (nunca cachos!) vai um pote de gel e fixador e isso tudo dura cerca de 10 minutos!!
    Mas eu adoro cabelo cacheado...sei que dá muito mais trabalho, mas vale a pena!!

    Mantenha sempre os seus!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma para o time das que não tem escolha, Ana. Nem tic tac para nessa desgraça de cabelo escorrido, por isso sempre amei o cabelo da Paulinha...

    Não alisa, não, beibe. Nem corta franja, hehe...

    E viva a net da cafeteria!

    Amo vc!

    ResponderExcluir