domingo, 7 de fevereiro de 2010

La Musica



 

Com 17 anos tive a oportunidade de morar um ano no Perú, e chegando lá percebi que há um muro entre os que “hablan” espanhol e nós que falamos o tão amado português.

Fazia duas semanas que eu estava lá, andando pela praia eu escutei uma musica de longe, muito familiar “Aquel amor, de musica ligera, nada mas quita, nada mas queda” e logo pensei, alguém copiou a musica do Capital Inicial, “e aquela amor a sua maneira perdendo meu tempo a noite inteira”. Fiquei chocada e logo fui defender meu idioma, dizendo que aquela banda havia copiado a “nossa” musica, passaram alguns dias, passou na TV um especial sobre a banda, que se chama Soda Stereo, são mais ou menos os Titãs da Argentina, e escreveram essa musica na época que o Capital Inicial estava dando os primeiros passos, e depois fiz uma descoberta que me deixou mais chocada ainda, que o Capital Inicial pajeia ou compra direitos de muitas músicas em espanhol, bem como os cantores sertanejos.

Outro fato que ocorreu, foi um dia na casa da nossa amiga Paulinha, e ela tinha recentemente chego da Argentina e havia ganhado um CD do Jorge Drexler, e que no plástico que envolvia o CD estava colada uma etiqueta vermelha escrito “Prohibido La venta em Brasil”. Eu a Lari e Paula ficamos completamente indignadas, um cantor tão bom, uma musica super gostosa, ficarmos privados do acesso as obras originais, depois que agente pega tudo da internet falam que é pirataria. Hahaha

De verdade não sei qual o problema da musica latina, e o porque de não chegar aqui, que por sinal é muito boa, quando estava fora, tive contato com musica de boa qualidade, como Miguel Bose, Fito Paes, El cuarteto de nos, Paulina Rubio, Juanes, Alejandro Sanz, Ricardo Arjona, David Bisbal, e outros cantores maravilhosos. Gente Shakira só faz sucesso porque canta em inglês, Rick Martin também. Fico triste por estarmos isolados do resto do continente, que produz coisas muitas boas. No Chile por exemplo, tem o festival de Viña Del Mar, que só se apresentam cantores em espanhol, é maravilhoso, alguém já viu passar isso na TV por aqui? Quando este festival acontece, ele é transmitido por quase todas as emissoras latinas, e aqui ninguém fica sabendo disso. Que falta me faz minha TV à cabo com a MTV- Latin America.

 

Fica a dica de algumas musicas que gosto muito "en español"

Como un lobo – Miguel Bose

Color esperanza – Diego Torres

Ya no se que hacer conmigo -  El Cuarteto de nos

La tortura – Alejando Sanz y Shakira

Mala Gente - Juanes

Los Fabulosos Cadillacs - Padre Nuestro

Aterciopelados - Bolero Falaz

Soda Stereo - De musica ligera

Gustavo Cerati - Cosas imposibles

5 comentários:

  1. É, Mari, espanhol é mesmo apaixonante. E depois que a gente se apaixona por ele, é inevitável amar também as músicas. Entretanto, apesar de também não concordar com essa 'barreira musical', fatores culturais estão fortemente envolvidos nisso, e a culpa é, também, nossa. Quando nos consideramos mais que nossos hermanos, por exemplo... Parece que nada que vem da latinoamérica é suficientemente bom para nosotros...
    Enfim, Mari, ainda bem que existe o youtube! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Viva o youtube, mesmo. Gosto das músicas latinas, elas têm uma batida inigualável. Recomendo também:"Todo se transforma" e "Soledad" - com a Maria Rita. Lindíssimas!

    ResponderExcluir
  3. Faltou um pouquinho de Mercedes Sosa nessa lista, hehe...

    =)

    ResponderExcluir
  4. Mariii
    como falei pra você, Babasonicos me introduziram no meio espanhol. hahaha
    Mas sua seleção tá show. E aposto que te trazem muitas memórias nostálgicas.
    ê saudade...

    ResponderExcluir
  5. Nossa Maju, cada musica significa um momento bom!
    aiii que saudade...
    e Graciii eu esqueci da Mercedes!
    heheheehehe

    ResponderExcluir