terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Confiança!!!


Existem algumas palavras que já foram tão usadas que muitas vezes não pensamos direito no que ela representa. Uma delas é a confiança.

Longe de ser um problema puramente etmológico, a confiança é um problema da modernidade! Quando comecei a escrever esse texto, resolvi dar uma olhada no amigo Google (confesso que não sei viver sem o google, seja para me localizar ou descobrir o que uma palavra significa) e ver o que aparecia quando se digitava ‘confiança’.
Deixando de lado as entradas usuais de mensagens para e-mails e de auto-ajuda, me concentrei nas notícias. E classifiquei três temas onde a palavra aparece com mais freqüência: Política, Economia e Esporte, a razão de isso acontecer, deixo para vocês tentarem descobrir!

Alguns exemplos:
Lula dobra criação de cargos de confiança no 2º mandato
Confiança da indústria começa ano em alta e é a maior em 18 meses
Confiança de Silas anima lateral-esquerdo Lúcio

Lendo a primeira, “cargos de confiança”, tirei mais algumas conclusões. Hoje, o confiança deixou de ser adjetivo que qualificava o cargo. Não se pensa mais que aquela pessoa escolhida para ocupar este cargo deveria ser de confiança e honesta acima de tudo. Com a política você aprende que cargo de confiança, é uma boa forma de agradar aliados para a próxima eleição.

Mas o que eu queria discutir mesmo é a confiança nos outros, amigos, colegas de trabalho e mesmo a família. Hoje, as pessoas pensam que confiar em alguém é acreditar cegamente. E é nisso que discordo. Costumo confiar muito nas pessoas, tenho uma amiga que vive brigando comigo por isso!

Quando você confia em alguém, não quer dizer que aquela pessoa passou por uma prova e não vai te magoar. Pelo contrário, geralmente aqueles que você confia são os únicos que podem te decepcionar, porque você deu a eles este direito. Confiar em alguém significa que você escolheu aquela pessoa para fazer parte da sua vida. E se ela te decepcionar, que bom, uma pessoa a menos para você se enganar no futuro!

6 comentários:

  1. Concordo Ana, confiança é deixar o outro fazer parte da nossa vida. Confiar cegamente é muita ingenuidade, mas, muitas vezes o fazemos. Alguns nos decepcionam e outros continuam do nosso lado, assim, como você disse.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da conclusão. Costumamos inverter as coisas.
    E acho também que 'confiança' é uma palavra com um significado muito forte. Escutar que alguém perdeu a confiança em mim é uma das coisas mais doloridas.
    Isso porque a gente também decepciona depois de conquistar a confiança de alguém. Nem sempre sabemos como agir.

    ResponderExcluir
  3. Vc já conhece minha teoria sobre confiar nas pessoas e confio em vc pq vc não se encaixa nela (ainda bem!!)
    Como vc disse, a palavra confiança permite várias interpretações dependendo do contexto. Quando o contexto é amizade, temos que confiar mesmo senão não há amizade!! Porém, a confiança cega em alguém é mto perigosa e a decepção dói mto. É só lembrar qtas vezes já nos decepcionamos com pessoas em quem confiávamos cegamente... Por isso, uma certa reserva como forma de proteção não faz mal a ninguém, isso nos impede de sofrer decepções que, mtas vezes, nos tornam pessoas amargas.

    Maaasss, nada nos impede de cometermos alguma loucura alguma vez na vida nos entregando e confiando cegamente em alguém. Esse alguém pode ser diferente...

    ResponderExcluir
  4. Eu sou desconfiada com quem não deveria e cega para quem não se deve emprestar confiança. Ó vida!

    ResponderExcluir
  5. Ana, eu sempre confio demais nas pessoas, também. E não acho isso necessariamente ruim. A gente tem que não ser ingênuo. No mais, a gente sempre vai se decepcionar - e decepcionar também. O resto é aprender a conviver com isso...
    =)

    ResponderExcluir
  6. Olá... adorei seu blog e sua opinião sobre as coisas...
    Legal mexer na sua bolsa...já estou te seguindo.
    Encontrei seus textos enquanto procurava (no google, claro) uma imagem de bolsa de mulher para um texto que escrevi hoje e vou postar no meu blog em minutos... Ficarei feliz com uma visita.
    http://poedeque.blogspot.com
    Abraços culturais!

    ResponderExcluir