sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sobre a mentira - e mentirosos



Calma, rapazes. Não estou me referindo aos homens com o 'mentirosos' do título, mas a todos nós, seres humanos. Porque a mentira é algo tão banal no nosso dia a dia que, vez ou outra, ela é aceita. E dada como verdade.
Li, nessa semana, no blog do Ivan Martins, um dos meus colunistas preferidos da Revista Época, a afirmação "sem exagerar e sem generalizar, algumas mulheres são excelentes mentirosas". E é a mais pura verdade. Mulheres mentem com mais naturalidade. Entretanto, a gravidade da mentira da mulher costuma (e vejam bem, eu disse costuma!) ser muito menor. Especialmente quando o assunto é relacionamento. Porque, no quesito economia, as mulheres mentem muito - e gastam muito.
Contudo, uma estudo, divulgado em setembro do ano passado, que ouviu 2 mil britânicos avalia que os homens mentem duas vezes mais que as mulheres. Acredito que isso se aplique, também, ao Brasil. Ou esse número seria ainda maior.
Não, as mulheres não são santas, também traem e inventam desculpas para lograrem seus parceiros. E, quando fazem isso, costumam se sair melhores que os homens.
Mas os homens, não. Expoem suas parceiras ao ridículo e se divertem com a mentira de cada dia.
E são unidos na arte de mentir. Se o namorado de alguém some, é só ligar para os 10 melhores amigos dele. É bem provável que todos, ou a maioria, afirme que esteve ali ou que ainda está. Agora ligue para as dez melhores amigas da namorada sumida. Elas vão entrar em desespero com o sumiço da amiga e ajudar o namorado a descobrir o paradeiro. Ou a mentira.
Porque as nossas mentiras geralmente são mais bobinhas mesmo...

5 comentários:

  1. Então, eu seria uma dessas amigas desesperadas. Se eu me preocupo com a demora no banheiro, quem dirá, assim, sumida, com o namorado procurando. hahaha
    Eu gostaria de ser mestre na arte de mentir...eu me daria melhor, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Eu minto, para evitar o sofrimento deles... ou aumentar o prazer, depende da situação, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Mentimos porque queremos dar solução às coisas. É comum, por exemplo, dizermos que estamos com problemas nos instrumentos de trabalho para conseguir um prazo maior de entrega para o cliente. São besteirinhas que, se descobertas, queimam a cara, mas que solucionam sem mais dores de cabeça.
    O mundo mente. E eu não acho certo, mas também minto.

    (o tipo dessa Mari... hahaha)

    ResponderExcluir
  4. E sempre tem umas bobinhas que não conseguem mentir, se afogam, e dão um ataque de riso nas amigas. Essas então, não , Paulinha?

    ResponderExcluir