domingo, 15 de maio de 2011

Sobre relacionamentos ou não.

A gente acha que só agressão física é violência. Daí milhões de mulheres se sujeitam a ter relacionamentos conturbados, do tipo que o companheiro xinga, humilha, ofende, mas não bate. Histórias de namorado ou marido que bate na mulher são tão comuns quanto as que namorado ou marido agride psicologicamente a parceira. A violência não é escancarada, já que não se bate na cara mas na alma.
Eu tenho conhecidas que já se submeteram a ter relacionamentos assim. Pessoas bem instruídas que até hoje eu não compreendo o porquê de se manterem ao lado de homens que a insultavam em casa, no trabalho e na rua. Alegavam amor e por amor afirmavam que não conseguiam seguir sozinhas, precisavam do companheiro, mesmo que este fosse um verme, ao lado.
A revista TPM desse mês traz um pouco sobre o assunto, dessa violência silenciosa. Recomendo a leitura e uma dose de amor próprio a todas as mulheres que se relacionam com caras que: escancaram seus defeitos; que as comparam com outras mulheres constantemente; que reclamam com frequencia da companhia que tem; que as humilham com palavras muito bem escolhidas, dessas que derrubam qualquer autoestima.
Se o seu namorado lhe nega beijos, sexo e até mesmo mãos dadas, fique atenta. Isso também é violência. Assim como tratá-la com desdenho. Até ausência é violência. Violência que não se enxerga mas que é exacerbadamente dolorida. Para as carentes que nesta época do ano ficam ouriçadas, a procura de um namorado para o próximo dia 12 de junho, fica a dica. Melhor sozinha do que mal acompanhada.

2 comentários:

  1. Não consigo entender, eu já tentei, mas não me entra na cabeça porque ficar com alguém que te faz mal. Não tenho paciência para ouvir lamentos de quem vive situações como essa, porque não entendo.
    Coisas menores também me surpreendem. Ouço sempre a namorada de um amigo ligar para ele perguntando se ele precisa que ela leve o almoço, se ele vai ter tempo de ver ela aquele dia, se ele está com algum problema e se colocando inteiramente à disposição dele. Lindo isso? Não.
    Sabe a reação dele? Trata ela mal. Diz que está ocupado e não tem tempo. Ela é uma pessoa adulta, bonita e independente... se fosse eu, não pensava duas vezes mandava passear sem volta.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Completamente. Mesmo que, às vezes, eu fique nessas incertezas...

    ResponderExcluir